25 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa em festa atrai milhares

22 de Julho 2022

Foi ao som da jovem Bárbara Bandeira que tiveram início, ontem (21) à noite, as Festas de Santa Cristina, que prometem animar Condeixa até à próxima terça-feira (26).

Serão seis dias onde a música se junta à gastronomia, às celebrações do Dia do Município e à solenidade religiosa em honra da padroeira, na tarde de domingo (24).

A iniciativa esteve parada dois anos devido às contingências da pandemia, mas retoma este ano e com todo o vigor, assegura o presidente da Câmara. “É uma sensação de alegria e de gosto de poder voltar a reencontrar os condeixenses depois de dois anos complicados, em que estivemos impossibilitados de fazer este tipo de festas”, salienta Nuno Moita, que ontem (21), ao final da tarde, inaugurou a Feira de Tasquinhas, Produtos Regionais e Artesanato, realizada no âmbito dos festejos.

“Ainda mais pessoas vão visitar Condeixa, não só porque o cartaz de espectáculos tem muita qualidade, mas também porque todos estivemos durante dois anos arredadados destes eventos e na sua retoma tem-se verificado um aumento de pessoas a participar. Esperamos dias de enchentes e de muita gente em Condeixa, o que é bom não só para o espírito de reafirmar o Dia do Município e a ‘condeixalidade’, mas também para os nossos comerciantes, para os nossos cafés, para os restaurantes e para as associações que participam nas tasquinhas das festas”, afirma o autarca.

O centro da vila mantém-se como ponto nevrálgico do certame e Nuno Moita vê nisso “grandes vantagens”, porque fomenta a actividade económica local e proporciona também “um ambiente mais familiar, mais aconchegante, como se estivéssemos em casa”.

“Tem a desvantagem da dimensão, que é não podermos esticar o espaço, embora possamos utilizar mais ruas e temos vindo progressivamente a fazê-lo, mas, de facto, tem essa desvantagem do espaço físico limitado e que não possibilita grande crescimento”, admite Nuno Moita, considerando que os festejos no centro da vila são “uma aposta ganha”, embora não permita a bilhética que ajudaria a amortizar o investimento municipal.

“Temos algumas limitações de espaço e da nossa capacidade financeira, mas com os patrocínios de algumas empresas e receita do aluguer dos espaços de exposição, compensamos um pouco o investimento que assumimos e que ronda sempre os 200.000 euros”, nota.

A noite desta sexta-feira (22) perspectiva-se de grande enchente na vila para assistir ao concerto da mediática banda conimbricense Os Quatro e Meia (22h30). Ainda hoje, no palco instalado na Praça da República actua a condeixense Sara Ribeiro (00h00). Amanhã, sábado, é a vez de Soraia Cardoso (22h30) e The Gift (00h00); no domingo, feriado municipal, David Fonseca (22h30) e Dexys (00h00); na segunda-feira, Sede Bandida (22h30) e DJ Ride (00h00); e na terça-feira, a fechar os festejos, Toy (22h30) e Rockluso (00h00). Todos os espectáculos das festas têm entrada gratuita.

Hoje e amanhã, madrugada fora, actuam os DJ´s Pedro Braga e Rob Duartez, respectivamente. A animação no tradicional palco “Tasquinhas”, instalado na Praça do Município, na zona de gastronomia, assegurada por associações do concelho e restaurantes, conta com a actuação esta noite de Low Kost; amanhã, Tó Miau e Amigos; no domingo, Grupo Nova Imagem; segunda-feira, Sugar Boys; e na terça-feira, o incontornável Ruizinho de Penacova.

No domingo, feriado municipal, as cerimónias religiosas em honra de Santa Cristina têm início pelas 17h00, com missa na igreja matriz e procissão por ruas da vila.

“Antes da interrupção forçada, as festas vinham registando uma dinâmica crescente, dentro do que o espaço nos vai permitindo, e agora no regresso estou plenamente convencido que vamos ter bem mais gente que em 2019, quando foram realizadas as últimas”, antecipa o edil.

 

Dia do Município “vai” à serra

 

As inaugurações do “novo” moinho de vento e de um parque de merendas na Serra de Janeanes destacam-se este ano nas comemorações do Dia do Município, a realizar no próximo domingo (24), que contará também com a habitual sessão solene.

É para o meio-dia do próximo domingo, feriado municipal, em plena Serra de Janeanes que está agendada uma demonstração do funcionamento do reabilitado moinho, bem como o descerrar da placa de inauguração, seguida de degustação de produtos endógenos no novo parque de merendas construído no local.

“O moinho, que tem características particulares e raras, será mais um factor de atracção ao concelho. Desde que sou presidente da câmara foi meu propósito proceder ao seu restauro, tivemos alguma dificuldade em o adquirir, mas conseguimos ultrapassar essas dificuldades, depois aguardámos a existência de fundos comunitários para financiar a recuperação, o que suavizou o investimento, e está reabilitado”, conta Nuno Moita, dando nota que está a ser construído “um modelo” para que o equipamento “venha  a ter alguma actividade turística e alguma laboração de mostra de como se fazia a moagem nos tempos idos”.

Antes das actividades na Serra de Janeanes, o programa do Dia do Município compreende, a partir das 10h00, nos Paços do Concelho, a entrada da guarda de honra dos Bombeiros Voluntários e o hastear da bandeira. Na sessão, terá lugar a cerimónia de entrega de condecorações de medalha de bons serviços a funcionários municipais e as intervenções dos presidentes da Assembleia Municipal, António Figueiredo, e da Câmara, Nuno Moita.

Na ocasião, será ainda apresentado, por Miguel Pessoa, o livro “O Regadio Tradicional da Várzea de Atadoa – Alcabideque – Conímbriga – Condeixa-a-Nova”, da autoria de Rogério Carvalho.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM