O CEARTE entregou diplomas de certificação do 9.º ano de escolaridade a sete adultos e diplomas de certificação profissional a três adultos na saída profissional de Cuidador/a de Crianças e Jovens que concluíram, com sucesso, os seus processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, validando as mesmas perante um júri.
Este processo de certificação, que durou cerca de sete meses, com uma sessão por semana em horário pós-laboral (adaptado às disponibilidades dos participantes), foi feito pela equipa técnica do Centro Qualifica do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património – assegura o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Escolares e Profissionais.
O director do CEARTE, Luís Rocha, felicitou as adultas pelo seu “esforço, trabalho, entusiasmo e aposta na valorização profissional. Pelas competências que demostraram têm condições para continuarem para o 12.º ano, por isso, desafio-vos a fazê-lo e a serem embaixadoras deste processo de reconhecimento de competências escolares e profissionais, junto dos vossos colegas de trabalho, amigos e familiares”.
Luís Rocha reforçou ainda a “oportunidade que o CEARTE dá, para quem não concluiu o nível básico (9.º ano) ou nível secundário (12.º ano) ou pretende aumentar as suas qualificações profissionais poderá fazê-lo através do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e beneficiar de um incentivo financeiro no valor fixo de 554 euros, equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais”.
As ofertas são dirigidas a qualquer pessoa com mais de 18 anos que queira aumentar ou certificar as suas qualificações escolares ou profissionais, através do processo RVCC. De forma a poder incluir todo o tipo de participantes, o horário das sessões é flexível, podendo ser laboral ou pós-laboral, e estas podem acontecer em regime presencial ou misto (online e presencial), demorando em média seis a nove meses, com duas sessões semanais.
Esta qualificação confere diversas vantagens, não só para os candidatos, mas também para as entidades. Para além de ser um processo totalmente gratuito, pode ser desenvolvido ao abrigo das horas de formação anuais estabelecidas no Código do Trabalho e assumir elevada importância para o Sistema de Qualidade das IPSS’s e empresas.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM