Uma visita a adegas certificadas, um passeio pelas vinhas, degustação e concurso de vinhos são algumas das propostas da 12.ª Vinália, que decorre de sábado a domingo em duas localidades do concelho de Penela.
O programa começa no sábado, às 16h00, na sede da Associação dos Vitivinicultores da Região de Sicó (Vinisicó), em Alfafar, com animação musical e prova de vinhos certificados, seguida de um jantar vínico, às 20h30.
“Há um caminho grandioso que fizemos com os nossos vinhos, nos últimos anos, dando passos muito lentos, mas sustentados”, disse à agência Lusa o presidente da direcção da Vinisicó, Gonçalo Moura da Costa.
No domingo, às 10:00, realiza-se em Podentes a 12.ª edição das Jornadas da Vitivinicultura, em torno do tema “Sustentabilidade na vinha”.
Em Podentes, o programa da Vinália 2022 “será mais formativo”, para responder, designadamente, à necessidade de “assegurar a sustentabilidade ambiental e económica” do sector, na sub-região demarcada de Sicó, dando mais atenção à “cadeia dos fitossanitários”, segundo o enólogo.
Hoje, decorreu o V Concurso de Vinhos do Produtor, cujos prémios são entregues no domingo, às 12h30, no Centro da Vinha e do Vinho de Podentes.
“Este concurso é uma forma de apoiarmos os produtores não certificados”, afirmou Gonçalo Moura da Costa.
Incentivando a sua certificação, “uma realidade que é importante” no panorama da vitivinicultura portuguesa, “podemos também crescer em termos quantitativos”, salientou.
Fundada em 1992, a Vinisicó reúne actualmente cerca de 300 associados de toda a sub-região vitivinícola.
“Temos procurado diversificar mais a produção”, disse o presidente da associação, realçando que “mais de 80% dos produtores certificados” das Terras de Sicó “têm uma actividade paralela”, que geralmente é a sua ocupação principal.
No segundo dia da Vinália, às 09h00, na freguesia de Podentes, realiza-se o Passeio Pedestre Rota das Vinhas, devendo começar meia hora depois o Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional, com vinho e azeite de Sicó, queijo do Rabaçal, mel da Serra da Lousã, nozes e artesanato.
Após uma pausa para “bucha e degustação de vinhos”, prevista para as 13h00, no recinto da antiga Escola Primária, decorre a visita às adegas certificadas, sob o lema “Visitar o presente para preparar o futuro”.
Iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Podentes, Câmara Municipal de Penela e Vinisicó, a Vinália envolve ainda a Associação Cultural e Recreativa de Podentes e a Associação Caminheiros de Penela.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM