As Festas de São Tomé regressam de 21 a 25 de Julho, ao Jardim do Visconde, em Mira, com a componente empresarial de modo a alavancar as empresas do concelho.
O evento, com entrada gratuita, regressa depois de dois anos de interregno, devido à pandemia provocada pela covid-19, com uma “expectativa muito elevada”, disse, na conferência de imprensa de apresentação do certame, o presidente do Município de Mira, Raul Almeida.
A Câmara Municipal de Mira, que assegura a total organização do evento, estabeleceu um protocolo com a Associação Empresarial de Mira, para introduzir na iniciativa a componente relacionada com a promoção da actividade económica local.
“Queríamos, já em 2020, dar uma roupagem e uma dinâmica empresarial e alavancarmos, através das festas do concelho, alavancarmos o nosso comércio, a nossa indústria, as nossas empresas”, explicou, Raul Almeida.
Cabe à Associação fazer toda a gestão dos ‘stands’ do evento. A Câmara Municipal assume o pagamento desses ‘stands’ e a receita reverterá para a Associação Empresarial de Mira.
Esta parceria tem como objectivo ter “mais empresários” no evento e também “ajudar a Associação”.
“Já temos mais de 50 expositores comerciais que nunca tivemos” e as inscrições só fecham dia 30 deste mês, frisou o autarca.
“A aposta é tentar demonstrar o que existe em Mira”, disse na sessão de apresentação do evento, o presidente da Associação Empresarial de Mira, Américo Páscoa.
No dia 22 de Julho, o evento inclui uma sessão para “discutir o futuro dos empresários”.
Para além desta dinâmica empresarial, o programa engloba concertos, diversões, tasquinhas, uma agenda desportiva que começa com o torneio de futsal e uma agenda cultural com exposições e inauguração de livros.
A exposição de bicicletas antigas, exposição em permanência dos caretos da lagoa e a concentração de motorizadas antigas são outras das novidades.
Durante os cinco dias vai haver o espaço do ‘São Tomé Kids’, com insufláveis, de animação, de pinta faces, que é gratuito para usufruto dos mais novos.
As festas contam nomeadamente com a actuação de Hi fi Energy Music (dia 21), Julinho KSD (dia 22) e Herman José com a banda filarmónica Ressurreição de Mira (dia 23).
Já no dia 24 de Julho, o dia vai ser marcado com uma homenagem aos funcionários do Município de Mira que já se aposentaram e com um concerto de Diogo Piçarra.
No dia seguinte actuam as filarmónicas do concelho, seguindo-se um espectáculo piromusical.
O orçamento para as Festas de São Tomé é de cerca de 150 mil euros.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM