13 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Casa de Saúde Rainha Santa reforça respostas na saúde mental

4 de Junho 2022

No dia em que se assinalaram os 141 anos da fundação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras e Sagrado Coração de Jesus, no passado dia 31 de Maio, aquela instituição inaugurou, em Condeixa, um novo edifício que disponibilizará um conjunto de respostas inovadoras no âmbito da saúde mental.

O edifício São Bento Menni, com 12.000 metros quadrados de área construída, comporta três unidades de internamento, um centro de congressos, consultas externas com novas especialidades, apartamentos terapêuticos e uma residência de apoio máximo da Rede de Cuidados Continuados Integrais de Saúde Mental.

“O edifício vem permitir ampliar e melhorar as respostas já existentes, dotando a nossa instituição de condições físicas ímpares, que possam e permitam ir acompanhando a qualidade dos cuidados prestados. Assim, nos últimos meses, foram criadas novas unidades para disponibilizar cuidados de saúde cada vez mais especializados e que vão ao encontro das necessidades especificas das pessoas com doença mental da zona Centro”, afirmou ao TERRAS DE SICÓ, Miguel Queirós, director da Casa de Saúde Rainha Santa.

A par das novas valências, agora em funcionamento no novo edifício, houve ainda uma restruturação do ambulatório, nomeadamente, no que diz respeito às consultas externas onde prestam cuidados de saúde diferenciados que vão desde “os actos clínicos de observação e diagnóstico ao tratamento sem recurso a internamento”.

“Procurámos alargar a oferta de consultas abertas à comunidade, bem como optimizar todo o processo desde a marcação até à sua efectivação. A este respeito importa referir que, para além da marcação por telefone, o agendamento online será uma realidade a curto prazo, para além da realização de uma cuidada triagem que possa encaminhar a pessoa assistida para a consulta mais indicada”, explicou o director da unidade.

De acordo com Miguel Queirós, as consultas de especialidade disponibilizadas, para além de psiquiatria geral, aquela unidade passa a dispor de várias consultas de sub-especialidade, nomeadamente, psicogeriatria, adições, cessação tabágica, burnout, pós-covid e luto. “Ao nível de outras especialidades, o nosso ambulatório conta também com resposta a nível da neurologia e, a curto prazo, da pedopsiquiatria. Este é um espaço que envolve ainda programas de sessões relaxamento e estimulação sensorial, como a sala de snoezelen e grupos de psicoeducação destinados a doentes e familiares ou cuidadores”, explicita o director.

O presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, marcou presença na inauguração do imponente edifício, localizado na zona dos Silvais, e destacou a importância daquela unidade de saúde, “não só pela forma humana como são cuidadas pessoas que, em geral, a sociedade não consegue encaixar”, mas também pelo papel que desempenha na economia local, “ao serem a maior entidade empregadora do concelho”, com cerca de 300 colaboradores.

RUTE AZEVEDO SANTOS

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM