9 de Dezembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra vai dinamizar residências artísticas com músicos da lusofonia

1 de Junho 2022

O projeto “Residências Lusófonas” arranca em Junho, com a vinda a Coimbra do brasileiro Mateus Aleluia, numa iniciativa que dura até 2025 e que se propõe trazer até à cidade músicos que estarão em residências com artistas locais.

O projeto, que junta a Blue House, Rádio Pessoas, Cena Lusófona, Escola da Noite, Salão Brazil e Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), começa com a residência de um dos membros do grupo brasileiro Os Tincoãs, Mateus Aleluia, entre 12 a 14 de Junho, anunciou a organização.

Em Coimbra, o músico traz na bagagem “a música afro-barroca, os sons dos terreiros e os ritmos do candomblé”, numa residência em que estará em cocriação com o duo de Coimbra Pedro e Mel e membros da Secção de Escrita e Leitura da Associação Académica de Coimbra (SESLA), disse à agência Lusa Eron Quintiliano, da Rádio Pessoas, entidade que tem vindo a programar vários concertos no Salão Brazil, com especial enfoque na música brasileira.

Para além desta residência em Junho, já este ano haverá outras duas – em Outubro e em Novembro -, também de três dias, num projecto que surge no âmbito da candidatura da Escola da Noite, que gere o TCSB, à Rede de Teatros e Cineteatros, instrumento que apoia financeiramente a programação de espaços culturais durante quatro anos.

Nesse sentido, as “Residências Lusófonas” também terão uma duração de quatro anos, em que serão convidados músicos e projectos de todo o mundo lusófono, que estarão sempre em cocriação com artistas locais, explicou.

“Há uma prioridade de envolver artistas de Coimbra e da região Centro, mas também poderemos convidar artistas que vivem noutros pontos do país para fazer parte da residência”, realçou Eron Quintiliano, referindo que haverá sempre uma apresentação do resultado dessas cocriações.

As residências, notou, poderão gerar “muitas outras ações, como desdobramento” dessa iniciativa, aclarou.

“Eu trabalho com música e cultura há 23 anos e sou brasileiro a viver em Coimbra há um ano e já desenvolvi muitos concertos, muitos projectos com artistas de Angola, Moçambique e Cabo Verde em Portugal e no Brasil e de artistas portugueses no Brasil e de brasileiros em Portugal. Já atuo há muito tempo no universo da lusofonia e havia esta vontade”, contou.

Para Eron Quintiliano, este projecto, para além de promover “a música e a cultura da lusofonia”, pretende “também deixar um legado para a cidade”, fruto dos encontros que promove.

O concerto de Mateus Aleluia no TCSB será a 13 de junho, sendo apresentado antes o resultado da cocriação com os artistas locais.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM