O Município de Penela implementou a transmissão em directo das sessões da Assembleia Municipal, privilegiando os meios digitais para dar a conhecer a actividade daquele órgão deliberativo.
António Mendes Lopes, presidente da Assembleia Municipal de Penela, autor da proposta, refere que “o actual executivo socialista cumpriu e colocou em prática uma das promessas eleitorais: implementar no Município uma gestão mais transparente”.
“Sendo a Assembleia Municipal o órgão deliberativo por excelência, composto por membros eleitos por sufrágio directo e universal e, por inerência, pelos presidentes de juntas e união de freguesias, assume especial relevância que os eleitores, munícipes e demais cidadãos possam acompanhar os trabalhos desenvolvidos, bem como, a par das funções acometidas à Assembleia Municipal, elevar essa salutar fiscalização da actuação do executivo”, realça Mendes Lopes.
Por seu turno, o presidente da Câmara, Eduardo Santos lembra que “defendendo uma maior participação cívica, não seria compreensível que nada fizéssemos para promover o alargamento da discussão e da partilha de informações que uma transmissão em direito das sessões permite”. refere o autarca.
“Fica para a história do Município de Penela como um momento marcante da democracia participativa no concelho, permitindo a partir deste momento, que todos os penelenses e demais interessados assistam às sessões da Assembleia Municipal, potenciando maior informação e transparência, bem como aproximando os munícipes da vida pública concelhia e das questões que mais preocupa a população”, enfatiza Eduardo Santos, convicto de que “com cidadãos mais informados e mais esclarecidos conseguiremos mobilizar e estimular maior participação cívica”.
A primeira transmissão teve lugar no passado dia 29 de Abril, através da página do Município na rede social Facebook.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM