Surgiram há “cinco ou seis anos” para “dinamizar alguns eventos da freguesia”, mas a vontade de dar vida ao Espinhal fê-los ir mais longe e hoje o Grupo de Jovens do Espinhal tem um plano de actividades que, este ano, conta com dois pontos altos: a dinamização da praia fluvial da Louçainha e o II Torneio de Futsal.
“Vamos dinamizar a praia, durante toda a época balnear, com actividades desportivas com canoas, kayaks e stand up paddle. Vamos ainda organizar caminhadas que liguem a vila do Espinhal à praia da Louçainha”, explica Tiago Guiomar, líder do grupo, acrescentando que “já numa edição do Orçamento Participativo (OP) de Penela concorremos com uma ideia para dinamizar a praia fluvial, mas não foi aprovada. Como isso não aconteceu propusemo-nos agora realizar estas actividades que acabam por ser uma versão mais reduzida e económica da ideia com que concorremos ao OP, que era um parque de diversões aquáticas”, refere.
Esta, porém, não é a sua única proposta para dinamizar a vila durante o Verão que se aproxima. A segunda edição do Torneio de Futsal do Espinhal irá decorrer de 30 de Junho a 10 de Julho.
“Queremos recuperar uma actividade que as pessoas tanto gostaram e que dinamizou a vila. Na última edição, em 2019, contámos com a participação de 14 equipas, mas para este ano estamos a alinhar a inscrição de 16 formações, e mesmo assim sabemos que teremos mais procura do que capacidade de resposta”, revela Tiago Guiomar, adiantando que para esta segunda edição contam com algumas surpresas que ainda não podem ser reveladas.
As inscrições decorrem até ao dia 25 de Junho e as três melhores equipas receberão como prémio de 1.000 euros para o primeiro lugar, 500 euros para o segundo e 250 euros para a terceira posição. Serão ainda distinguidos durante o torneio o melhor jogador, melhor marcador, melhor guarda-redes e o “prémio bar”.
Quanto às expectativas para esta segunda edição, o presidente do Grupo assume serem “as melhores”. “Fomos falando com várias pessoas que marcaram presença na primeira vez e percebemos que o que oferecemos é único. O espaço dedicado ao torneio é no Parque Verde da Quinta da Cerca, o que, por si só, já é apelativo à visita, e depois a organização, bem como a presença de uma loja com material dedicado a este desporto, tornam tudo ainda mais único”, salienta Tiago Guiomar.
RUTE AZEVEDO SANTOS
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM