O Município de Condeixa voltou a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, durante o mês de Abril, com a realização de dezenas de actividades procurando consciencializar e sensibilizar a comunidade para a promoção e protecção das crianças e jovens.
Coordenado pela Comissão de Protecção de Crianças de Jovens (CPCJ) de Condeixa, o programa de actividades contemplou a associação à campanha do laço azul, afixado em vários espaços públicos e nas fachadas dos edifícios de diversas entidades que aderiram à iniciativa, como forma de sensibilizar a população para a temática dos maus tratos na infância.
Com o mesmo objectivo foram ainda distribuídos, este ano, sacos de papel pelas padarias e pastelarias da vila, com o tema “Serei o que me deres… que seja Amor” como forma de consciencializar o maior número de pessoas.
Logo no início de Abril, a CPCJ lançou junto dos jardins de infância e das escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico, o calendário dos afectos para que diariamente as crianças e as respectivas famílias concretizassem uma actividade em conjunto, promovendo-se uma parentalidade positiva.
No dia 6 de Abril, as escolas e jardins de infância construíram um laço humano nos respectivos recintos escolares.
No dia 9, em parceria com o Museu PO.RO.S, realizou-se a actividade Ponto de Vista, onde foram abordados os direitos da criança ao longo dos tempos, bem como a importância dos laços de afectividade entre pais e filhos para um crescimento saudável e feliz nas crianças.
Estão ainda previstas duas acções de sensibilização sobre esta temática junto de educadoras e auxiliares de uma creche e jardim de infância local.
No encerramento do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância teve lugar, no dia 29 de Abril, uma actividade com as crianças das escolas do 1º e 2º ciclos do concelho em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR), durante a qual foram entregues seis mini fardas da GNR aos alunos do 1º ciclo que serão utilizadas nas actividades do Agrupamento de Escolas relacionadas com a Segurança e em articulação com a Escola Segura.
“Os objectivos desta ação foi dar a conhecer a GNR e as suas valências como o trânsito, cavalos, cães, escola segura, serviço de protecção da natureza e o posto territorial a esta população escolar, sensibilizando-a para a disponibilidade dos militares em ajudar”, refere aquela autarquia.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM