O primeiro evento do espectáculo comunitário “Pedras Contadas”, que procura valorizar o património local, decorreu em Ansião, no passado domingo (8), no âmbito da programação cultural em rede “Territórios de Pedra”.
O espectáculo comunitário chegou à fase de apresentações públicas, interpretado por participantes de seis grupos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, e consiste num percurso sonoro e performativo, co-criado e interpretado por participantes locais.
Em cada apresentação, o público percorre uma narrativa resultante do processo de pesquisa em cada território, a partir das memórias individuais e colectivas ligadas à pedra.
Depois de Ansião, “Pedras Contadas” segue para Figueiró dos Vinhos, no dia 14, pelas 16h00, e a 21 de Maio, às 17h00, apresenta-se no Castelo de Pombal.
Ana Mafalda Pereira, Rosário Costa e Inês Lapa, de A Pele, estrutura artística nascida no Porto em 2007, coordenaram uma equipa criativa que envolveu a participação de pessoas de diferentes gerações das associações dos três concelhos.
O processo de co-criação do espectáculo tem envolvido participantes de várias gerações da AMA – Associação Memória Avelarense, Rancho Infantil das Serras de Ansião, Grupo de teatro “O Mellinho” do Agrupamento de Escolas de Ansião, Grupo de Idosos do CLDS 4G Agir Sempre + de Figueiró dos Vinhos, Trelear – Laboratório de Leitura Sensorial e Teatral de Pombal, e do Coro Municipal Marquês Pombal.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM