Soure irá receber uma prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco de 2022 para os escalões jovens, nos próximos dias 23 e 24 de Abril, no Pavilhão Municipal Encosta do Sol.
“Este é o sexto ano consecutivo que o concelho acolhe uma prova europeia desta competição que está integrada no calendário da International Federation of Sport Climbing (IFSC), e que contará com a participação de alguns dos atletas que irão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, refere aquela edilidade.
Entre os participantes de vários países da Europa, encontra-se uma comitiva de 15 cidadãos ucranianos, aos quais o município irá suportar todas as despesas relacionadas com alojamento e alimentação, considerando a conjectura que o seu país atravessa actualmente.
“É intenção da autarquia que esta competição sirva também para sensibilizar e apelar à paz e união dos povos europeus, expressando total solidariedade para com a Ucrânia e condenando quaisquer actos que coloquem em causa os direitos humanos e que atentem contra a liberdade, numa altura em que também se assinalam os 48 anos do 25 de Abril de 1974″, diz ainda em nota de imprensa.
O evento desportivo é organizado pela Federação Promotora de Montanhismo e Escalada (FPME), com o apoio do Município e a colaboração do Núcleo de Escalada de Soure.
A realização de uma nova prova em Soure advém da” excelência das instalações e da qualidade” com que as edições anteriores têm decorrido, sendo consideradas das “melhores já organizadas a nível europeu”.
A edilidade tem investido na prática desta modalidade, uma vez que esta mobiliza muitos jovens do concelho.
“Actualmente encontram-se a competir no Campeonato Nacional 25 atletas sourenses, sendo que o Desporto Escolar, integrado nas
actividades extracurriculares, envolve cerca de mais uma centena de alunos. A aposta na realização de provas nacionais e internacionais em Soure, em articulação com a respectiva Federação, tem-se revelado profícua, trazendo muitos atletas e visitantes portugueses e estrangeiros ao concelho, promovendo não só a prática desportiva, mas também fomentando o turismo, a cultura, a gastronomia e a
descoberta do território”, pode ler-se ainda na nota.
A recepção aos atletas estrangeiros decorre na próxima sexta-feira, dia 22, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelhio.
A competição decorre nos dias 23 e 24 de Abril, no Pavilhão Municipal Encosta do Sol, com entradas gratuitas.
Programa completo:
Sexta-feira (22 de Abril)
18:30 – Sessão Solene de Abertura
18:45 – Reunião técnica
Sábado (23 de Abril)
09:00 – Qualificações dos Sub-16 masculinos e femininos
12:20 – Qualificações dos Sub-18 masculinos e femininos
15:40 – Qualificações dos Sub-20 masculinos e femininos
Domingo (24 de Abril)
10:00 – Finais dos Sub-16 masculinos e femininos
12:10 – Finais dos Sub-18 masculinos e femininos
13:55 – Finais dos Sub-20 masculinos e femininos
15:30 – Cerimónia de encerramento e entrega de prémios.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM