O Município de Soure apresentou a peça de teatro “Salgueiro Maia, o Homem da Liberdade” procurando assim sensibilizar para a importância do acontecimento histórico que foi o 25 de Abril de 1974, bem como o contributo dado pelo Capitão Salgueiro Maia.
Esta iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal de Soure em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, teve como público-alvo as cerca de duas centenas de alunos do 8.º e 9.º anos de escolaridade.
A peça “Salgueiro Maia, o Homem da Liberdade”, interpretada por Diogo Carvalho, é a história do capitão que definiu o rumo da Revolução dos Cravos, quando, na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, coordenou em Lisboa as movimentações das forças militares, assim como o levantamento contra a ditadura que governava Portugal há cerca de 50 anos.
No espetáculo são recordadas músicas, fotografias, vídeos e histórias de Abril que fazem parte da História de Portugal, contando com uma sentida homenagem aos homens portugueses arrastados para a Guerra de Ultramar e aos prisioneiros que recusaram a liberdade por serem fiéis ao povo.
“Numa reflexão partilhada sobre este marco histórico para Portugal, pretende-se enaltecer a ‘Revolução de Abril’ e os seus valores, iniciativa que terá continuidade nas habituais comemorações do 25 de Abril de 1974, assinaladas anualmente pelo Município”, refere aquela autarquia.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM