Pombal recebe durante os próximos dias, 20 e 21 de Abril, o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal, onde se poderá viver experiências culturais únicas e intimamente ligadas à identidade do território. Organizado pela Associação Cultural Gerador, o festival Descobre O Teu Interior está a percorrer sete localidades portuguesas, com um conjunto de actividades para assistir presencialmente e online (em gerador.eu).
Durante dois dias haverá conversas para reflectir sobre o interior, concertos em espaços únicos, jantares que celebram a gastronomia, passeios que revelam espaços vedados e workshop dedicados a ofícios locais. Todas as iniciativas ao vivo decorrem em espaços únicos, sustentáveis, fortemente ligados às comunidades locais e que não são, habitualmente, usados como palcos artísticos.
O festival arranca, quarta-feira, 20 de Abril, pelas 15h00 com um passeio aberto à aldeia dos Poios e Vale do Poio Novo, na freguesia da Redinha, guiado por Lívia Vaqueira, técnica da Unidade de Turismo da Câmara Municipal de Pombal.
No mesmo dia, 20 de Abril, decorrerá, a partir das 17h00, uma conversa sobre Os imigrantes e o futuro do interior. O local escolhido é a Capela de Nossa Senhora da Estrela, em Poios, Redinha, e com a participação de Catarina Sales, professora da Universidade da Beira Interior e investigadora do CIES IUL; Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A partir das 19h00 será a vez de a Praça de Touros de Abiul receber, ao vivo e online, um concerto pelo grupo Issa Bella, constituído por três amigos pombalenses. Às 20h00, na Associação Amigos da Aldeia do Vale onde será feito um elogio à gastronomia local com um contador de histórias como sobremesa.
Por sua vez, pelas 21h00, será transmitido online o filme Terra Ardida, de Francisco Romão, que teve como mote os grandes incêndios ocorridos no Verão de 2017. Uma hora mais tarde, pelas 22h00, será a vez de a Casa Varela Centro de Experimentação Artística de Pombal, acolher um concerto intimista de Tó Trips.
O segundo dia do festival, quinta-feira, 21 de Abril, iniciar-se-á às 10h30, com um workshop de calceteiro, em Abiul, onde um calceteiro local transmitirá aos participantes a arte de realização de uma típica calçada portuguesa.
“Qual é a imagem do interior no exterior de Portugal?”, é a questão que servirá de mote para a reflexão que Carlos Coelho, especialista em gestão e criação de marcas e Rui Rua, empresário na área do turismo irão fazer, ao vivo e online, a partir do Núcleo Museológico e Etnográfico do Rancho Folclórico da Redinha.
O festival culminará pelas 13h00, em formato online, com uma sessão de filmes Música Portuguesa e Gostar dela Própria.
Mais informações sobre o festival e aquisição de bilhetes em https://gerador.eu/descobre-o-teu-interior-2022/
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM