Um novo trabalho biográfico sobre Maria Elsa Franco Sotto Mayor, de autoria de José Magalhães Castela, vai ser apresentado publicamente este domingo (3), pelas 15h30, no auditório do museu PO.RO.S, em Condeixa.
Tendo sido conhecida por “mãe dos pobres de Condeixa”, Maria Elsa Franco Sotto Mayor, nasceu em Lisboa em 15 de Novembro de 1898. Após o seu casamento com o Dr. Cândido Sotto Mayor, o casal decidiu adquirir o então Palácio dos Lemos em Condeixa, em Julho de 1920, onde passou a residir.
Nesses anos 20, a compra de inúmeras propriedades rústicas, nos terrenos circundantes da vila de Condeixa, levou a Casa Sotto Mayor a tornar-se num dos maiores empregadores do centro do país, numa altura em que Portugal se defrontava, numa situação inflacionária e de elevado desemprego.
Consciente das dificuldades da época, o casal Sotto Mayor tornou-se o maior apoiante do Hospital Municipal D. Ana Laboreiro d´Eça e da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa, sempre na procura de suprir todas as dificuldades com que estas duas instituições se iam debatendo.
O percurso solidário e benemérito de Maria Elsa Franco Sotto Mayor viria ser recompensado com a atribuição da Comenda da Ordem de Benemerência, em 1946, outorgada pelo então Presidente da República Portuguesa, Óscar Carmona.
Maria Elsa Franco Sotto Mayor viria a falecer de ataque cardíaco, no dia 15 de Novembro de 1948, quando celebrava o seu quinquagésimo aniversário. E ainda hoje, pelos relatos das gerações mais idosas, o seu funeral constituiu a maior manifestação de pesar da comunidade condeixense.
O livro “Maria Elsa Franco Sotto Mayor, A Mãe dos Pobres de Condeixa” é editado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Condeixa, instituição para onde reverterá a receita total da venda da obra.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM