Três peças de teatro da autoria de José Rente, actor e dirigente do TEAM- Teatro do Meio, de Granja do Ulmeiro, estão reunidas no livro “Entrelinhas”, a ser lançado no próximo dia 27.
O autor, que assina sob o pseudónimo de Pedro Iberito, apresenta na obra as peças “O Comboio das Sete”, “Entre Linhas” e “Diálogo das Bruxas”.
José Rente, ferroviário durante mais de quatro décadas e a residir numa terra com mais de século e meio de ligação aos caminhos-de-ferro, “baseou-se nos seus conhecimentos, experiência e amor ao teatro para nos brindar neste livro com a vivência do meio ferroviário na Granja do Ulmeiro/Alfarelos, num texto que lança um olhar para uma época de grande
importância do caminho-de-ferro, no enorme papel social que o mesmo representou no
século XIX e primeira metade do século XX, pela contribuição no ordenamento do
território e na fixação das populações de que a Granja do Ulmeiro, freguesia do
concelho de Soure, onde se situa a emblemática estação de Alfarelos, é exemplo”, refere Gonçalo Rocha, do Projecto Raízes, parceira da Associação da Granja do Ulmeiro no lançamento da obra.
Um musical (“O Comboio das Sete”), um drama em tons suaves (“Entrelinhas”) e uma
sátira social (“O diálogo das bruxas”), fazem do livro, uma criação multifacetada e de
fácil leitura. “Uma obra em que o autor compartilha com o leitor uma forma divertida de se contar histórias, apelando aos mais íntimos silêncios de memória colectiva”, salienta Gonçalo Rocha.
O livro pretende ainda ser uma homenagem a todos os ferroviários, em particular às guardas de passagem-de-nível, categoria profissional em vias de extinção.
Com capa e ilustrações de Ana Varela e apresentação a cargo do historiador João
Sérgio Freire, “Entrelinhas” será apresentado a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, pelas 15h00, na Associação da Granja do Ulmeiro, de que José Rente é presidente da direcção.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM