17 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho apresentam “O Rio que nos Une”

23 de Março 2022

Os Municípios de Soure, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho acabam de apresentar o projecto cultural “O Rio que nos Une”. Trata-se de uma programação cultural em rede, com o foco principal nas actividades à volta do rio Mondego, um elemento identitário comum e de grande importância nos três municípios.

O músico e chef Miguel Gameiro é embaixador deste projecto e esteve presente na apresentação do projecto, que decorreu este domingo no âmbito do Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho.

Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure, entidade líder deste projecto, destaca o facto deste ser “mais um projecto agregador da região, que conta com a envolvência dos muitos agentes culturais dos três municípios e que afirma a sua identidade”.

Para Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e anfitrião do evento de apresentação desta acção, “este projecto faz todo o sentido ao evocar o rio Mondego como factor agregador da cultura destes três municípios, unindo também o património e a gastronomia. É ao longo do rio Mondego que se tem desenvolvido uma cultura gastronómica muito própria e identitária
da região. Tenho a certeza que com este projecto vamos promover a dinamização turística e cultural dos três concelhos”.

O património e natureza serão os palcos naturais da programação em rede do projecto “O Rio que nos Une”, envolvendo diversos agentes artísticos locais, com o objectivo de fomentar a sua retoma e possibilitar novas experiências às populações locais na medida da sua participação nas actividades.

Manuel Domingues, vereador do Município da Figueira da Foz, mostrou-se confiante com o projecto e sublinhou que “O rio une-nos mesmo e prova que juntos somos mais fortes”.

O projecto “O Rio que nos Une” prevê a realização de sete grandes acções culturais itinerantes pelos três concelhos: a produção e apresentação do vídeo clip do Hino Original com a participação dos agentes culturais locais e com o músico Miguel Gameiro, o espetáculo Aqua Show – uma instalação multimédia impactante de tributo ao rio, Música no Rio – 3 concertos com agentes culturais locais com a envolvente do rio, Património com Música – 12 concertos integrado no património dos concelhos, o Arroz Fest -showcookings com o embaixador do projecto, a exposição e edição impressa do projecto 30 Voltas da Roda – memórias e experiências do arroz no Baixo Mondego, e Concertos Evocativos ao Rio que nos une por Miguel Gameiro.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM