Nasceu como um pequeno grupo de amigos em Fevereiro de 1995 e, hoje, 27 anos depois a Horizonte – Associação Juvenil, de Almagreira, conta com cerca de 30 elementos divididos pelas múltiplas vertentes que constituem a associação e que vão desde a organização da prova de BTT ao grupo amador de teatro.
“Foi em Fevereiro de 1995 que um grupo de jovens recém-crismados decidiu criar esta associação. Estamos-lhes muito gratos por na altura terem criado esta associação, pois consideramos que é um organismo muito importante no desenvolvimento não só dos nossos jovens, mas também de toda a população almagreirense. Não nos podemos esquecer que foram estes jovens que nos trouxeram cultura através da criação do grupo de teatro em 1999, estreando ‘Simão Cavaleiro’ em 2000”, contou Cláudia Pinto, presidente da Associação, ao TERRAS DE SICÓ, acrescentando que, a par da fundação da Associação, não podem ser esquecidos três momentos em que foram criadas as valências pelas quais hoje são conhecidos, “a primeira edição do Jornal Horizonte em 1995, a estreia do Grupo Amador de Teatro de Almagreira (G.A.T.A) e a primeira edição do BTT Terras de Almagra”.
No entanto, esta associação não pretende ficar por aqui e tem já agendado para este ano mais um evento que promete marcar a sua história.
“No dia 5 de Junho decorrerá a primeira edição do Trail de Terras de Almagra que terá como percurso alguns pontos em comum com o BTT e que tem o mesmo objectivo dessa prova: dar a conhecer a nossa terra e os restantes lugares da freguesia, procurando atrair pessoas de todo o país. Acreditamos que o iremos conseguir fazer porque já somos conhecidos pelo nosso BTT, então muita gente virá pela curiosidade do que irá encontrar”, explicou a presidente daquela associação.
Esta primeira edição do Trail Terras de Almagra conta com trail longo de 25 km e trail curto de 15 km, com valor de inscrição de 8 euros, e uma caminhada de 10 km, com valor de inscrição de 5 euros. As inscrições terão início no decorrer do mês de Março, através do site da associação.
Quanto ao seu futuro, gostavam que se mantivessem “as amizades que se vão criando através da associação”, mas também “o contributo que damos a Almagreira, com as mais diversas actividades que temos realizado ao longo destes anos”, até porque também eles sofreram o impacto da pandemia. Ainda assim retornaram porque “a ideia é continuar em prol do desenvolvimento da nossa associação, cativando os mais jovens a juntarem-se a nós”, refere Cláudia Pinto.
RUTE AZEVEDO SANTOS
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM