21 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: TAP regressa aos palcos no Festival de Teatro que começa hoje

4 de Março 2022

O regresso aos palcos do Festival de Teatro de Pombal, organizado pelo município em parceria com o Teatro Amador de Pombal (TAP), começa hoje e estende-se até 25 de Março, num momento em que Humberto Pinto, presidente da direcção daquele grupo, define como “o mais prazeroso do nosso trabalho”, até porque também a companhia voltará a actuar no festival.

“É gratificante ser neste evento e numa freguesia que, infelizmente, nem sempre tem acesso a este tipo de actividades. Em Março, mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, para além da apresentação de “O Banquete” em Vermoil, vamos, ainda, participar a convite da Companhia Radar 360.º, no espectáculo de encerramento do Festival de Teatro “A Feira”, a acontecer no Jardim do Cardal.  Mas, também, vamos pisar outras tábuas, o espectáculo “Tão Bom” vai viajar até Mondim de Basto e Figueiró dos Vinhos”, contou o dirigente.

Humberto Pinto acrescentou ainda que estes dois anos de pandemia não têm sido fáceis para o TAP e que “foi e continua a ser uma luta diária para chegar a todos aqueles que seguem o nosso trabalho, que gostam de ver teatro e que sabem que a cultura é entretenimento, aprendizagem e crescimento”, frisando que foram “resilientes, conseguimos realizar mais duas edições do Encontro de Teatro, comemorámos os aniversários do grupo e concretizámos duas novas produções, “O Banquete”, encenado pelo António Oliveira e Julieta Rodrigues (Companhia Radar 360º) e “Tão Bom”, de Ángel Fragua. Para além disso e apesar do cancelamento de mais de 15 actuações, conseguimos levar o nosso trabalho até São Pedro de Moel, Idanha-a-Nova, Gaia, Machico (Madeira) e Carregosa”.

Mas se a pandemia se mostrou um desafio, eles provaram estar à sua altura pois não pararam. Assumem que a cultura sempre foi negligenciada e que o covid-19 apenas veio “agravar a situação e pôr à mostra velhas feridas”.

Contudo, com a retoma a uma “nova normalidade”, o TAP foca-se no seu futuro e tem previstas para este ano duas novas produções, ”K com M” (título provisório), uma encenação de Luís Catarro, prevista a estreia para o dia 7 de Maio, e “O juiz da Beira”, de Miguel Sopas, para 26 de Novembro.

“Depois do festival, segue-se a referida estreia, as comemorações do nosso aniversário e formação com vista à preparação do espectáculo a estrear em Novembro. Para mais, já temos previstas actuações para as Meirinhas, Mosteiró, Idanha-a-Nova, Carregosa e Machico (Madeira)”, revela o presidente da direcção ao TERRAS DE SICÓ, referindo que o programa do 46.º aniversário do TAP já se encontra praticamente fechado, “estando prevista a apresentação do espectáculo ‘Sou eu’, pela companhia de teatro ESTE (Estação Teatral-Fundão), e uma conversa sobre as diferenças e semelhanças entre o teatro amador e o teatro profissional. Sobre a realização de um almoço, com os atuais e antigos elementos do TAP, vai depender da evolução epidemiológica dos próximos meses”.

Desengane-se quem pensa que o TAP tem apenas este ano programado. Para 2023 a companhia irá apostar na formação e na captação de novos elementos, bem como numa maior rodagem dos espectáculos que tem em cena, procurando a sua internacionalização, nomeadamente por terras de Espanha.

Festival de teatro pelas freguesias

O Festival de Teatro de Pombal, que hoje tem início, estende a oferta cultural a sete freguesias do concelho até 25 de Março, repartindo dezena e meia de peças pelo Teatro-Cine, Casa Varela e Jardim do Cardal, em Pombal, e por sete das 13 freguesias e uniões de freguesia do concelho. “Tochas e Telmo – Temos alguma coisa”, espectáculo de humor com Pedro Tochas e Telmo Ramalho, abre o festival hoje (4), no Teatro-Cine de Pombal. O grupo de teatro da ADAC interpreta “8.º Mandamento” no Carriço amanhã (5), dia em que o Grupo Amador de Teatro de Almagreira leva à freguesia da Redinha a peça “Um sonho de uma noite de Verão”.

No domingo (6), o salão da filarmónica de Vermoil recebe o “Banquete”, do Teatro Amador de Pombal. Ajidanha, de Idanha-a-Nova, visita Pombal com “Semente – O homem que plantava árvores”, espectáculo que apresenta no dia 11 no Salão Polivalente de Almagreira. O Teatro Meridional também integra a programação desta edição do festival, com “Ilhas”, que sobe ao palco do Teatro-Cine de Pombal no dia 12. No mesmo espaço, a 13, há sessão dupla de “A cor do limão”, pela Andante Associação Artística. “João e o Pé de Feijão”, do Partículas Elementares, percorre nos dias 18, 19, 20 e 21 as freguesias de Abiul, Carnide e Meirinhas, com representação agendada também para o Teatro-Cine de Pombal.

A 19, a Casa Varela recebe “Nada”, Javi Tirado, dia em que Angel Fragua interpreta “Anjo” no Teatro-Cine. O festival encerra no dia 25, no Jardim do Cardal, com “A Feira”, pela Companhia 360.º.

RUTE AZEVEDO SANTOS

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM