O Município de Pombal desafia os jovens pombalense, dos 14 aos 18 anos, que ao abrigo do “exercício democrático e colectivo de identificar valores” concebam projectos que concretizem o bem comum para a sua comunidade.
O programa Bem Comum, desenvolvido pela primeira vez em Pombal, é um projecto da Associação Coolpolitics, associação sem fins lucrativos dedicada à capacitação cívica e política de jovens, que funcionará em parceria com o Município de Pombal e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante o desenvolvimento do plano, “os jovens vão debruçar-se sobre questões da actualidade que mais lhes interessam ou preocupam, conhecer a realidade local, aprender sobre o funcionamento das instituições políticas locais, e desenvolver competências para a formulação e debate de ideias”.
É-lhes ainda proposto a realização de duas oficinas, no final das quais são convidados a formular e submeter na plataforma do projecto as suas ideias para o bem comum.
“Os participantes escolhem as ideias mais pertinentes, as quais serão projectadas em grupos de trabalho compostos por jovens, técnicos do município, e especialistas nas respectivas áreas. O Município compromete-se a realizar o projecto que os jovens elegerem no final deste trajecto”, refere em nota a autarquia.
Para apoiar os jovens neste processo de construção democrática, serão constituídos dinamizadores comprometidos em fortalecer a comunidade e a democracia: professores, agentes associativos, e, jovens activos na comunidade.
Por sua vez, a Associação Coolpolitics, promotora do programa, e o Município de Pombal, irão realizar uma formação denominada Facilitar o Bem Comum, no próximo dia 19 de Março, às 9h30, na Biblioteca Municipal de Pombal.
A acção é gratuita, tem a duração de três horas, e as inscrições terão de ser feitas até ao dia 17 de Março através do formulário https://forms.gle/jujL6FUmfAPi8WEz9
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM