Ansiedade e isolamento são dois problemas que afectam crianças e jovens de Soure, segundo os resultados preliminares de um estudo efectuado no âmbito do Observatório de Saúde Mental local, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), de caracterização da saúde mental naquelas faixas etárias.
“São preocupações que surgem também a nível nacional e que a covid agravou”, admite o vereador Gil Soares, que em reunião da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Soure assistiu recentemente à apresentação dos primeiros resultados do estudo.
Segundo a autarquia, o desenvolvimento deste projecto e o trabalho de prevenção na área da saúde mental, que têm sido alvo de empenho por parte da CPCJ de Soure, torna-se ainda mais pertinente dado o previsível impacto psicológico e social decorrente da pandemia na população, com particular ênfase nas crianças, jovens e seus cuidadores.
“A pandemia potenciou factores como o isolamento, porque as crianças passaram a estar mais tempo em casa e, no caso de famílias em situação mais vulnerável, tornou-se ainda pior”, frisou o vereador sourense.
Para Gil Soares, o estudo deixa “sinais de alerta que na versão final do documento, a ser ultimada, terá algumas propostas de actuação, para no âmbito da comunidade escolar ‘atacarmos’ esses problemas”.
“Sabemos que as vidas profissionais de hoje deixam cada vez menos tempo para as famílias e isso traz problemas. O estudo irá alertar para que é necessário haver mais interacção com as nossas crianças e jovens por parte das famílias e da própria escola, para evitar espaços de isolamento, fechados no quarto, no seu mundo, expostos a perigos como os que surgem na internet e outros”, sublinha.
Depois de apresentada publicamente a versão final do estudo, previsivelmente, no próximo mês, “as entidades de primeira linha que actuam nestas matérias, sejam os Serviços de Acção Social do Município, CPCJ, Educação e Saúde, deverão direccionar acções e actividades que irão ao encontro das preocupações e sugestões que o documento irá dar”.
Observatório de Saúde Mental
Criado pela câmara municipal, o Observatório de Saúde Mental (OSM) resulta de uma parceria da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Soure com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
A iniciativa do OSM visa a concretização de um sistema de protecção da saúde mental em Soure, através do conhecimento da realidade da saúde mental no concelho e intervenção nos casos de alteração de saúde mental nas crianças, jovens e famílias.
Um retrato da população sénior, também com “alguns problemas de isolamento, num território muito disperso”, está igualmente nos planos futuros do Observatório.
“Iremos caminhar para nos debruçarmos sobre essa camada da população, que é grande, tem problemas e não tem tanto foco de atenção como aquele que é dado à comunidade escolar”, assegura Gil Soares.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM