Uma nova prova de quase 180 km vai permitir finalmente ao Trail de Conímbriga Terras de Sicó chegar aos seis concelhos deste território, juntando Alvaiázere aos restantes cinco, por onde os atletas já têm calcorreado trilhos em edições anteriores.
A prova “111 Milhas Terras de Sicó”, na distância de 179 km, é a grande novidade da edição deste ano, a realizar entre os próximos dias 25 e 27 deste mês, concretiza uma ‘velha’ aspiração da organização de estender o Trail a todos os seis concelhos de Sicó e vai contar com a participação de cerca de centena e meia de atletas.
“As provas 100 milhas [160 km] ou mais costumam ter à volta de 50 atletas, mas contrariamente ao que estávamos à espera, vamos ter cerca de 150, entre eles Jérôme Rodrigues, que já venceu em Sicó por três vezes a prova de 111 km. Este nível de participação faz de nós recordistas nestas distâncias”, destaca Eduardo Santos, líder da associação desportiva O Mundo da Corrida, que organiza o evento.
A nova prova terá como referência, em cerca de 90% do percurso, os trilhos da conhecida Grande Rota 26 [GR 26], um conjunto de oito rotas que une os seis municípios.
A partida da extensa tirada está marcada para as 11h00 da próxima sexta-feira (25) em Condeixa, seguindo os atletas para Penela, Ansião, Alvaiázere, Pombal, Soure, com chegada, muitas horas depois, a Condeixa. O tempo máximo para a realização da prova é de 45 horas.
A 13.ª edição do evento contará ainda com as provas de 111 km (partida às 22h00 de sexta-feira), 57 km (8h30 de sábado), 25 km (9h00 de domingo), 15 km (10h00 de domingo), distância esta também da tradicional caminhada lúdica (10h15 de domingo). Todas as provas têm partida e chegada junto ao pavilhão desportivo de Condeixa, com excepção da prova de 57 km que volta a iniciar-se em Santiago da Guarda (Ansião).
“Vamos ter vários trilhos novos para que os atletas não andem todos os anos sempre pelos mesmos sítios”, revela o dirigente, adiantando que nas “111 Milhas cerca de 80 km nunca foram percorridos; nos 111 km a parte final também será diferente, o mesmo sucedendo nos 57 km; nos 25 km o percurso é quase todo novo, e nos 15 km metade dos trilhos também são novos”.
Depois de no ano passado a participação de atletas ter sido muito condicionada devido à covid-19, este ano o panorama é mais favorável, todavia, “ainda não vamos chegar aos números anteriores à pandemia, mas ter mais de 2.000 atletas no cenário que ainda vivemos é já muito bom”.
São vários e bastante “apetrechados” os locais de abastecimento sólido e líquido ao longo dos percursos. De resto, a bebida e comida, sobretudo os produtos endógenos, dos
abastecimentos têm sido muito elogiados ao longo dos anos pelos participantes.
Para eventuais casos mais problemáticos, os atletas da prova de 111 Milhas dispõem de duas “bases de vida”, em Ansião (km 61) e Pousadas Vedras (km 136), enquanto a prova de 111 km tem a referida unidade em Santiago da Guarda.
Para além da colaboração da GNR no patrulhamento do trânsito aquando da passagem dos atletas por vias de circulação rodoviária, o serviço de socorro e segurança do Trail é garantido por dezenas de operacionais das várias corporações dos municípios de Sicó, coordenados pelos Bombeiros Voluntários de Condeixa.
“Tudo indica que este trail permitirá um regresso à normalidade possível, que vai correr bem, com as temperaturas a ajudarem”, antecipa Eduardo Santos, assegurando, a uma semana do evento, estar “tudo praticamente pronto para fazermos do Trail Terras de Sicó, novamente, um dos melhores a nível nacional”.
As inscrições podem ainda ser efectuadas através da internet, em ww.plataformaomdc.com.
Maior evento desportivo
A Câmara Municipal de Condeixa é o principal parceiro da organização. O presidente da autarquia realça ser este “o maior evento desportivo que recebemos no nosso concelho e, naturalmente, com grande entusiasmo e responsabilidade”.
“Desejamos a todos os participantes uma boa prova, convidando-os a regressar em qualquer oportunidade para conhecerem melhor todo o nosso património”, desafia Nuno Moita.
Para o vereador do Desporto, “não são apenas os trilhos que atraem os atletas, mas também a forma calorosa como todos os participantes são recebidos pelas nossas gentes e pela qualidade dos produtos que a região tem para oferecer”, enfatiza Carlos Canais.
PROVAS, HORÁRIOS E PARTIDAS
111 Milhas – Sexta-feira (25), 11h00, Condeixa
111 km – Sexta-feira (25), 22h00, Condeixa
57 km – Sábado (26), 8h30, Santiago da Guarda
25 km – Domingo (27), 9h00, Condeixa
15 km – Domingo (27), 10h00, Condeixa
Caminhada (15 km) – Domingo (27), 10h15, Condeixa
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM