Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, anunciou hoje, aquando a inauguração da nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama, a criação de um Conselho Municipal de Saúde. A medida surge como resposta às novas competências na área da saúde que o município irá assumir em Abril.
“Este será um órgão consultivo que visa ajudar-nos enquanto comunidade na definição de melhores estratégias, numa perspectiva de colaboração, para integração dos melhores serviços e respostas e que nos permita desenvolver os melhores procedimentos para o futuro e assim servir cada vez melhor as pessoas porque é por elas que trabalhamos”, proferiu o edil.
O autarca sublinhou ainda que este Conselho Municipal será um fórum de aprofundamento do trabalho desenvolvido até aqui e que permitirá aumentar as respostas.
Quanto à unidade móvel de rastreio de cancro da mama, destinada à Região Centro, e agora instalada junto ao Centro de Saúde de Pombal, assegura que “os 350 mil euros que foram aplicados nesta unidade e que vai servir estas mulheres dando-lhes a oportunidade de terem um rastreio precoce, dá-lhes também uma intervenção mais eficaz e um tratamento menos doloroso”.
Por sua vez, Natália Amaral, secretária-geral da Direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, frisou que com a unidade de rastreio se pretende um diagnóstico precoce, descobrindo tumores muito pequenos, muitas vezes não palpáveis e só vistos em mamografia ou ecografia ou em fase evolutiva não invasiva, permitindo, assim, tratamentos menos mutilantes e menos traumatizantes e uma sobrevida livre de doença e global mais longa”.
Explicando que a aquisição de mais unidade móvel se prende com o facto de a pandemia ter atrasado no planeamento dos rastreios, deixando o repto a mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos correspondam ao convite que a Liga Portuguesa Contra o Cancro lhes dirige todos os 2 anos e realizem o Rastreio, pois “o exame é simples e gratuito e pode, de facto, salvar vidas”.
Segundo os dados da Direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, relativamente aos últimos 4 anos, isto é, no período compreendido entre 2018 e 2021, participaram em rastreios cerca de 211 mil mulheres e foram realizados mais de 320 mil testes de rastreio (mamografias).
Rosa Reis Marques, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro, esteve na sessão solene em representação da Ministra da Saúde, Marta Temida, onde também defendeu que esta nova unidade “permitirá aumentar a cobertura de rastreio do ACES Pinhal Litoral e do concelho de Pombal, desde logo visando a valores pré-pandemia e que em muito orgulhava esta região do país”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM