18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Bioparque da Charneca vai ser reflorestado com árvores autóctones este domingo

19 de Fevereiro 2022

A Associação Pombal Jovem, nascida há 20 anos de uma ‘carolice’ do seu primeiro presidente, Gil Barros, por sentir que faltava uma associação jovem, associou-se ao Município com o objectivo de reflorestar o Bioparque da Charneca, numa acção marcada para amanhã, domingo (20), gratuita e aberta a todos os que queiram participar desta actividade ecológica.

“Numa altura em que tanto se fala de ambiente, ecologia e afins, surgiu a ideia de uma reflorestação, inicialmente, na nossa Mata do Urso. Em coordenação com o engenheiro Pedro, da Câmara Municipal de Pombal, a quem endereço já o maior agradecimento, chegámos à conclusão que se trataria de um processo moroso e difícil. Assim, ele apresentou a ideia de uma arborização no BioParque da Charneca. A ideia foi logo bem acolhida por nós e, assim metemos mãos à obra”, começou por contar Pedro Barros, presidente da Associação Pombal Jovem, ao TERRAS DE SICÓ.

Quanto à actividade, o presidente da associação refere que “quem quiser participar pode esperar uma actividade divertida que pretende também dinamizar a área e relembrar que existe um espaço agradável para passeios, pic-nic e outras actividades familiares”, acrescentando que neste dia “podem esperar ainda um pouco de pedagogia quanto à razão de escolha das árvores, à localização da plantação, entre outras coisas”.

A duração da actividade, dependerá do número de participantes, mas está prevista que dure até depois de almoço onde contam plantar “um mínimo de 80 árvores entre freixos, medronheiros e carvalhos”, todas elas árvores autóctones.

As expectativas, essas mantêm-nas em aberto, até porque “é a primeira vez que fazemos uma actividade deste género”, mas Pedro Barros assume que “gostaria de poder contar com dezenas de participantes de todas as idades. Já fico contente com uma dezena de participantes”, admite.

Futuramente, o presidente da Associação Pombal Jovem pretende que este seja um “projecto de continuidade” em que “esperamos poder realizar mais iniciativas como esta, em outros locais do nosso concelho” sem deixar esquecer que irão realizar a “segunda edição do PombalFit, a habitual campanha de recolha de alimentos, entre outras actividades dentro das quais contaremos com algumas surpresas”.

A associação que actua em diferentes vertentes, sendo a natureza uma delas, e conta com cerca de 300 associados, atinge a marca de duas décadas de existência em Novembro deste ano e espera conseguir celebrar a data apesar da pandemia.

RUTE AZEVEDO SANTOS

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]

 

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM