A obra de requalificação da Praça do Município, em Penela, deverá avançar ainda no primeiro semestre deste ano e permitirá criar uma vasta área de estacionamento numa artéria intermédia a surgir num desnível a criar na praça. Na Rua da Sociedade Filarmónica, será igualmente possível estacionar sob a ‘pala’ da nova via, como mostram as imagens do projecto que reproduzimos nesta página.
“A intervenção vai mitigar o problema da falta de estacionamento na zona histórica e, por outro lado, corrigir o muro de suporte da praça que corre o risco de derrocada”, refere o presidente da Câmara, Eduardo Nogueira dos Santos, sobre um investimento superior a um milhão e meio de euros, financiado em 1,2 milhões de euros por fundos comunitários, através do Centro 2020.
Segundo a autarquia, a operação tem por objectivo geral “a remoção de barreiras culturais e altitudinais perante a diversidade e a diferença, em particular com as pessoas com deficiência, de modo a fomentar a promoção de uma sociedade inclusiva, em que todos podem aceder a todos os recursos em condições de igualdade”.
Para o presidente da Câmara, “apesar dos constrangimentos temporários que se farão sentir para os habitantes e visitantes de Penela, não temos dúvidas que o resultado final será fundamental para a reconfiguração da vila e uma mais-valia para o concelho e os seus munícipes”.
A intervenção, já alvo de concurso público, tem uma duração estimada de 18 meses e integra a operação Programa de Mobilidade Urbana Multimodal – Vila de Penela, que inclui ainda a acção ‘Penela + Acessível’ a desenvolver em breve.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM