A Câmara Municipal de Condeixa desafiou 65 crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Condeixa a escreverem cartas de amor aos idosos do concelho, a propósito do Dia de S. Valentim, assinalado ontem, dia 14 de fevereiro.
A iniciativa enquadra-se no projeto “Maleta dos Afetos” que está a ser desenvolvido pela Equipa de Intervenção Direta da Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara de Condeixa. Contou com a participação de cerca de 65 jovens do Agrupamento de Escolas de Condeixa que construíram e escreveram palavras de afecto a outros tantos idosos do concelho, que não conhecem, com um
único objetivo: levar-lhes amor. Mesmo que pelo correio.
Para além de celebrar de forma inédita o Dia dos Namorados, a iniciativa pretendeu estabelecer vínculos intergeracionais através da desconstrução dos preconceitos e, ainda, promover uma aproximação psicológica e emocional sem a necessidade da proximidade e contacto físico com os séniores.
O projecto “Maleta dos Afetos”, criado em 2017, no âmbito da Equipa de Intervenção Directa, prevê um acompanhamento de pessoas com 65 ou mais anos, pessoas dependentes de terceiros ou até mais novas que se sintam sozinhas sem retaguarda familiar. É constituído por uma equipa multidisciplinar, constituída por animadora, psicóloga, enfermeira e assistente social, com visitas semanais ou quinzenais.
O objetivo passa por prevenir ou atenuar a redução das capacidades físicas e cognitivas dos idosos, contribuindo para diminuir o isolamento sénior e adiar eventuais necessidades de institucionalização.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM