O município de Condeixa acolhe o projecto Formação +Próxima, com acções de formação previstas para o próximo trimestre, para todos os profissionais e público em geral ligado ao turismo.
Esta formação que “vamos ter aqui, já com calendarizações feitas, é, ao fim ao cabo, continuar a preparar Condeixa para receber mais turistas e recebê-los de forma excelente, para que depois consigamos captar também hotelaria suficiente para podermos ter os turistas mais do que um dia em Condeixa”, disse hoje, na apresentação do plano de acção do Condeixa FoodLab, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita.
As acções de formação são todas gratuitas e têm calendarização prevista para os meses de Março, de Abril e de Maio, sendo que vão realizar-se, na sua maioria, na escola Condeixa FoodLab.
Neste momento estão calendarizadas 14 acções de formação presenciais, no entanto, essas acções só estarão disponíveis no ‘site’ mensalmente.
“Nós temos como público-alvo fundamental os profissionais das empresas do concelho de Condeixa, mas as nossas acções serão livres, por exemplo, para outros profissionais de outras empresas do sector, que possam ser nomeadamente elegíveis para as acções de formação”, disse director na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques.
O projecto Formação +Próxima é um programa mais próximo das pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios, destinado a profissionais do turismo, ao sector público e ao sector privado.
Através de um diagnóstico sobre as necessidades do sector no concelho e tendo em conta as potencialidades, foi desenvolvido um plano de formação adequado a Condeixa.
Existem acções de formação previstas nomeadamente nos domínios da estruturação do produto turístico, dos vinhos, da enogastronomia, e do marketing digital, aplicado a negócios do sector turístico.
“Estamos a viver esta contradição de querer retomar, de querer voltar a crescer, e as empresas debaterem-se com a falta de recursos humanos e nós queremos atacar essas duas situações, formando aqueles que já estão no sector, capacitá-los da melhor maneira possível para melhor serviço ao cliente, ao turista e atrair também mais recursos, portanto mais talento. Desempregados, pessoas de outros sectores e pessoas em reconversão profissional”, sublinhou, José Luís Marques.
O plano de formação para 2022 e 2023 pode ser alvo de alterações, visto que podem surgir áreas que será necessário investir em formação e outras que podem deixar de fazer sentido.
Os interessados podem fazer a sua inscrição através do ‘site’ https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php.
O Formação +Próxima é uma das iniciativas do Plano ‘Reactivar o Turismo | Construir o Futuro’, que prevê diversas ações para estimular a economia e a actividade turística e permitir superar os objectivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027.
LUSA
(Na foto, Sandra Simões, Nuno Moita, José Luís Marques e Ana Paula Pais)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM