Os Serviços Educativos do Museu Municipal de Alvaiázere (MMA) dinamizaram, durante a semana passada, um ateliê denominado “Sabedoria popular local – A transmissão dos saberes e a sua importância como meio de socialização” que consistiu numa série de atividades com os utentes dos lares e centros de dia do concelho de Alvaiázere.
Além das conversas sobre tempos idos, estas ações focaram-se num duplo exercício que permitiu aos idosos recordar e partilhar alguns saberes tradicionais sobre agricultura e podas, mas também possibilitou à equipa do MMA fazer um levantamento de todas as informações fornecidas pelos mais velhos e que ajudam a retratar a vida nesta região em meados do século passado.
Alguns utentes, além de partilharem os seus conhecimentos, quiseram também participar e ajudar na poda das oliveiras e videiras da Quinta Pedagógica do Museu, promovendo também o bem-estar físico e a mobilidade destes visitantes.
A visita deste público ao Museu continuou já dentro de portas, na exposição permanente “Tempo, Espaço e Memória” onde puderam recordar alguns objetos que faziam parte da panóplia de utensílios usados na agricultura e a sua aplicação.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM