A Confraria do Chícharo tem “sangue novo” nos órgãos sociais e foi Daniela Pedro quem assumiu, recentemente, o lugar de presidente da direcção. A assistente social numa IPSS de Alvaiázere de apoio ao idoso admitiu ao TERRAS DE SICÓ que “isto é tudo novo para mim”, mas que a sua candidatura foi bastante ponderada, até porque “assumir a Confraria representa um desafio a todos os níveis e uma enorme responsabilidade”.
“O gosto pelo chícharo e o carinho que nutro pela nossa Confraria, bem como o facto de me encontrar rodeada de pessoas capazes e igualmente apaixonadas pelas nossas raízes e pela nossa história facilitaram a que me lançasse neste novo desafio. Criei então uma equipa para o novo triénio 2022-2024. E esta é uma equipa composta por pessoas dinâmicas, bastante pró-activas e com vontade de trabalhar de forma a conseguirmos relançar todos os objectivos a que a confraria se propõe”, acrescentou.
A direcção composta por cinco elementos, com mais dois de suplentes, mas que Daniela Pedro frisa como sendo “uma equipa de sete pessoas”, pretende continuar o trabalho feito pelas anteriores direcções criando, para isso, “um novo plano de actividades, aumentar o nível de participação nos eventos organizados por nós, porque esta situação pandémica em que vivemos não ajudou. Houve aqui uma quebra de rotina na Confraria, quer a nível de actividades, quer a nível de participação de outros eventos. Agora temos a árdua tarefa de retomarmos à normalidade”, conscientes de que a isso também acresce “a necessidade de nos aproximarmos dos nossos confrades, procurando criar aqui um espírito de união”.
E é nesse espírito de união da Confraria que a presidente assegura que a direcção tem como foco, porque “com toda esta situação as pessoas acabaram por desmotivar e precisamos motivá-las novamente. A Confraria é uma família e como família precisamos unir-nos novamente, porque só juntos e unidos conseguimos defender a nossa cultura do chícharo e levar Alvaiázere a cada vez mais pessoas. Temos de preservar as nossas raízes e tradições, e a Confraria tem não só a capacidade para o fazer como o dever”, frisa.
A recente eleição, no passado dia 4, não lhes permite ainda fazer grandes prognósticos de futuro, mas afiançam que “pretendemos pegar no plano de actividades já existente e queremos criar novas actividades”, garantindo ter já algumas em mente, que estão ainda por decidir no grupo directivo.
Quanto ao futuro do chícharo, Daniela Pedro admite que é preciso desmistificar a ideia de que este alimento não é “digno” de ser consumido por pessoas.
“Em minha casa recordo-me de sempre comermos chícharo, a minha avó tinha esse hábito, mas ainda há muito a ideia de que este é um alimento para se dar aos animais e nós queremos desmistificar essa ideia. O futuro deste alimento passa também por aqui, pela desconstrução de que não é um alimento digno, tanto que existem uma panóplia de receitas que podemos fazer com ele”, afirma a dirigente, reconhecendo ainda que é igualmente importante a sua comercialização. “Há muita gente que gosta de comer chícharo, mas não sabe onde o pode comprar. Existem alguns pequenos comércios que os têm para venda, mas acredito que podemos ir mais longe nesta promoção e respectiva comercialização”, salienta.
Com Daniela Pedro à frente da direcção da ACC-Confraria do Chícharo, Paulo Reis Silva preside à assembleia geral e Maria Joaquina Rosa ao conselho fiscal.
A Confraria do Chícharo, criada em 2010, visa promover o estudo, preservação e divulgação do património gastronómico de Alvaiázere, bem como a sua ligação com a arte, artesanato, ciência e literatura.
ÓRGÃOS SOCIAIS 2022-2024
ASSEMBLEIA GERAL: Paulo Reis Silva (presidente), Cristina Alexandrino (vice-presidente), Bela Maria Fernandes (secretário).
DIRECÇÃO: Daniela Pedro (presidente), Abílio Carvalho (vice-presidente), Sandra Simões (secretário), Carlos Freire Ribeiro (tesoureiro), Paula Cristina Fernandes (vogal), Sandra Cristina Leal e Paula Alexandra Marques (suplentes).
CONSELHO FISCAL: Maria Joaquina Rosa (presidente), Célia Pereira Dias e Paula Cristina Sousa (vogais).
RUTE AZEVEDO SANTOS
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM