A pressa de chegar ao mundo levou a que a sua mãe a desse à luz com sete meses de gravidez. Sara Gaspar, hoje com 16 anos, ganhou a primeira edição do ‘Jovem Autarca de Pombal’ e está ainda a descobrir o mundo da política. ‘Tomou posse’ do novo ‘cargo’ há uma semana.
“Os meus pais não são nada ligados à política e eu confesso que também não era. Tinha uma ideia pré-concebida da política mas com o projecto do Jovem Autarca percebi que tinha uma ideia muito errada porque aqui podia falar com pessoas, podia estar à vontade para expor as minhas ideias e entendi que, não sendo a política o meu maior interesse, seria a oportunidade perfeita para explorar outras áreas”, contou ao TERRAS DE SICÓ.
Apesar da tenra idade, a jovem recém-eleita já tem algumas certezas em relação ao seu futuro. A frequentar o 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, no Colégio João de Barros, nas Meirinhas (Pombal), Sara sempre quis ciências e está apenas dividida entre Biologia, Física e Química, sendo que “o ideal seria juntar as três”.
“Sempre achei que o meu futuro passaria pela física, mas o ano passado frequentei a Escola Molecular da Universidade de Coimbra, uma escola pré-universitária gratuita de Química, e percebi que também gostava desta área. Na verdade, gostava de conseguir conciliar a biologia com a físico-química”, explicou Sara Gaspar.
No entanto, não descarta de todo a possibilidade de mudar de ideias até concluir o ensino secundário e prova disso foi ter aceitado o desafio do seu antigo professor de História, que nela reconheceu as capacidades necessárias para assumir o papel de ‘Jovem Autarca’.
“Este desafio veio até por parte do professor Leandro que, quando me deu aulas, sempre viu que tinha interesse pela história e pela política. Então veio ter comigo, apresentou-me o projecto e ficou à espera que eu decidisse se avançaria ou não com uma candidatura, até porque foi decidido que eu seria a única representante da escola e assim teria maior probabilidade de vencer tendo a escola a apoiar uma única candidata”, justificou.
Pombal mais inclusivo
E a verdade é que a estratégia adoptada deu frutos e resultou na eleição de Sara, que ‘tomou posse’ no passado dia 14, com um discurso de agradecimento pela “oportunidade e sobretudo por fazerem de Pombal um território cada vez mais inclusivo, intergeracional, onde os valores e os princípios se vão vincando de uma forma corajosa e pró-activa”.
“Quero deixar uma palavra especial a todos os que participaram: a partir de hoje não há vencidos, nem vencedores. Ganhámos todos, ganhou Pombal”, continuou a ‘jovem autarca’, frisando que “cada um de vós deve sentir-se realizado e orgulhoso, pois a coragem que demonstraram ao dar a cara pela vossa terra, pelas vossas raízes, não estão ao alcance de qualquer um, daí termos sido apenas 11. Parabéns! Tudo isto só fará sentido se continuarmos comprometidos, porque preciso de vocês. É tempo de arregaçar as mangas, trabalhar com sentido de responsabilidade, mantendo sempre a atenção saudável e necessária. O projecto que temos em mãos é um projecto claramente cultural que salvaguarda o princípio da inclusão e sustentabilidade”, afirmou.
Sara Gaspar acrescentou ainda que procurará ser “fonte de inspiração” para futuras edições do Jovem Autarca, sublinhando que é tempo de “sermos mais construtores e menos destruidores, críticos mas não fundamentalistas, inclusivos e solidários, mas não individualistas e egoístas, estejamos alertas mas não sejamos alarmistas, sejamos diferentes mas não esqueçamos que somos iguais”.
As palavras da mais ‘jovem autarca’ pombalense não deixaram ninguém indiferente, nomeadamente, Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, que a congratulou pela intervenção, “em grande nível, com muita classe e com muito à-vontade”. “Acredito muito em projectos como este porque os jovens participam da forma como quiserem e todos estes jovens participantes abraçaram-na de forma muito entusiasta”, disse. O edil terminou a sua intervenção com um desafio lançado à ‘jovem autarca’ e restantes membros da ‘assembleia’: “vão-nos ajudar a organizar a Semana da Juventude, que se realiza em Junho, e que seja uma semana em que os jovens se revejam, participem e que seja uma mais-valia para todos os jovens do concelho”, desafiou Pedro Pimpão.
RUTE AZEVEDO SANTOS
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM