A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, chegou quase às 90 mil entradas de utilizadores em 2021, recuperando face à quebra registada desde o início da pandemia, anunciou hoje o município.
No ano passado foram registadas 88.230 entradas na biblioteca municipal de Leiria, “número que atesta a sua importância junto da comunidade”, frisa, numa nota hoje divulgada, o município de Leiria.
Segundo os números disponíveis, referentes a 2018, antes da pandemia, a estrutura mobilizou 102.367 utilizadores.
Mesmo com a actividade condicionada pela pandemia, que obrigou a períodos de encerramento ao público e à limitação de presenças em salas, a BMALV emprestou 21.441 títulos, acrescentando 765 novos leitores aos 16.419 que estavam inscritos no início do ano passado.
Já a Ludoteca Municipal, uma extensão da biblioteca no Jardim da Almuinha Grande, recebeu cerca de dois mil utilizadores, avança a informação divulgada.
Através de projectos de “take away” de livros e de outros documentos e da “Biblioteca à porta”, que levou livros, filmes e outros suportes a casa dos leitores, a BMALV “manteve contacto com os leitores”, cumprindo a função enquanto “centro de informação e conhecimento”, difundido o livro e a leitura como forma de contributo para “a promoção da cidadania”.
Membro da rede de bibliotecas associadas à Comissão Nacional da UNESCO, a BMALV conta actualmente com um acervo de 100 mil itens, entre livros, DVD, CD, publicações periódicas, manuscritos, edições em braille, jogos, entre outros.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM