29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Valada volta a ser “Aldeia Eco-Natal”

4 de Dezembro 2021

O interregno de um ano devido à pandemia não travou a vontade das gentes da pequena localidade de Valada, na União das Freguesias de Gesteira e Brunhós, no concelho de Soure, de dar continuidade a uma ideia inovadora e pedagógica surgida em 2018 de transformar a terra na “Aldeia Eco-Natal”.

No próximo dia 12, abre mais uma edição do evento, sensibilizando para a tão necessária reciclagem e celebrando de forma original a quadra festiva.

“Sentíamos a falta do evento pelo convívio que possibilita. Somos uma aldeia tão pequena que estes momentos de confraternização nos fazem bem, envolvendo gente de todas as idades. Temos estado a trabalhar há já algum tempo e queremos mostrar às pessoas o que temos feito”, afirma Muriela Neves, do grupo Amigos da Valada, que organiza a iniciativa, certa de que serão respeitadas as medidas e regras de segurança sanitária para fazer face à covid-19.

Uma alta árvore de Natal feita de garrafas de água e decorada com outros materiais recicláveis será mais uma vez uma das marcas da “aldeia ecológica”, que tem no presépio instalado na capela o ponto mais simbólico. Cerca de duas dezenas de figuras compõem aquele eco-presépio. Junto a cada “boneco”, uma descrição sobre o material utilizado na sua construção, que vai desde garrafões e garrafas de água a pedaços de roupa velha ou rolhas de cortiça. Uma extensa variedade de soluções pensadas e desenrascadas, ecologicamente, para cada situação que a construção das figuras do presépio impõe.

“Vamos apostar forte na decoração de rua, em espaço ao ar livre, temos imensas garrafas de água que as pessoas nos têm dado”, adianta Muriela Neves, salientando que toda a decoração das ruas é feita com material reciclado.

Divulgar a importância da reciclagem, “cada vez um tema mais abordado, e mostrar o que se pode fazer de bonito com material já usado” são propósitos das gentes da Valada.

A par de toda a eco-decoração, não falta a habitual “baraquinha de iguarias natalícias”, estas oferecidas pela população local, à disposição dos visitantes, revertendo depois a receita da venda para ajudar às obras de requalificação da capela da Valada.

Os receios com a situação pandémica levam, no entanto, a organização a não incluir este ano no programa a animação musical das tardes de domingo, com os cantares de Natal que alguns ranchos levavam até à aldeia.

Uma missa no domingo (12), pelas 14h30, na capela da Valada marca o arranque da edição deste ano da “Aldeia Eco-Natal”, que se estenderá até 9 de Janeiro.

“Queremos que as pessoas venham, que gostem do que fizemos e haja divulgação do nosso trabalho. Às vezes vamos para tão longe para ver outras atracções e nós aqui marcamos pela diferença e pela originalidade”, frisa Muriela Neves, realçando os apoios da União das Freguesias de Gesteira e Brunhós e da Câmara Municipal de Soure para a concretização do evento.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM