16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure vai ter monumento de homenagem aos bombeiros

4 de Dezembro 2021

A ideia de edificar em Soure um monumento de homenagem aos bombeiros foi adiada em 2020 devido à pandemia, que “criou outras prioridades”, mas a pretensão deverá ser retomada nos próximos meses, a tempo de uma inauguração que coincida com a celebração dos 132 anos da corporação sourense em Novembro do próximo ano.

O repto foi lançado, de novo, pelo comandante João Paulo Contente na sessão solene comemorativa do 131.º aniversário, realizada no passado dia 21, e aceite pelo presidente da Câmara Municipal.

“A pandemia criou outras prioridades e a decisão final acabou por ficar na gaveta. Entretanto, houve eleições autárquicas e novos vereadores, pelo que me comprometo a trazer o assunto novamente à discussão, para identificarmos o local a instalar o monumento e qual será o elemento arquitectónico [que homenageará os bombeiros], a tempo da sua concretização em 2022”, referiu Mário Jorge Nunes na mesma ocasião.

O autarca, que elogiou a corporação pela resposta pronta nos casos de catástrofes que fustigaram o concelho nos últimos anos e no combate à covid-19, anunciou o reforço do apoio à associação humanitária, assumindo que o défice de exploração deste ano, calculado em cerca de 30.000 euros e motivado pela diminuição de serviços, será suportado pela edilidade. A Câmara financiará ainda em 95% as obras de beneficiação a realizar no quartel da 4.ª Secção, na Granja do Ulmeiro, e prepara uma candidatura ao que resta dos fundos comunitários para “uma nova vaga de equipamentos de protecção individual”.

Por seu lado, a nova presidente daquela associação humanitária, Fátima Nunes, defendeu a necessidade de “estímulos e apoios crescentes para o voluntariado”, reforçando a necessidade de “valorizar a condição de bombeiro e o seu salário”.

Por ocasião do aniversário, foi ainda feita a bênção de uma nova viatura, um auto-tanque com reservatório de grande quantidade para transporte de água, e ocorreram as habituais promoções de bombeiros e condecorações por assiduidade e bons serviços.

(Na foto, o bombeiro João Luís Carvalho, de 41 anos, a quem a saúde privou o exercício da actividade operacional, foi agraciado com a medalha de serviços distintos grau ouro, numa homenagem bastante sentida e emocionada)

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM