18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Natal com programa centrado no “novo” mercado

3 de Dezembro 2021

O reabilitado mercado municipal de Soure vai ser o ‘centro nevrálgico’ da programação natalícia na vila, com várias actividades ao longo das próximas semanas procurando potenciar o comércio local e “a vinda de pessoas à sede do concelho”.

Todo o programa do “Mercado de Natal” foi desenhado tendo em conta as novas medidas de combate à propagação da covid-19 e com um protocolo de segurança que faça cumprir as regras em vigor.

As actividades vão centrar-se sobretudo nos próximos três fins-de-semana, antes, portanto, do dia de Natal.

Já amanhã (4) e domingo (5), decorrerão dois workshops sobre cozinha de Natal, por Daniela Andrade, e haverá animação musical com Mikael Lopes e João Conde. No domingo, pelas 16h00, destaca para “poesia com melodia”, por Vítor Blue.

Na quarta-feira (8), feriado nacional, destaque para a sempre aguardada chegada do Pai Natal, às 16h30, seguida da abertura da Casa do Pai Natal.

O fim-de-semana de 11 e 12 é dedicado à doçaria, com a participação das pastelarias do concelho. A animação estará a cargo de Dixie Cágados (sábado) e “Jazz à Solta nas Termas” com Cotas Club/Jazz Club e Big Banda da Banda do Cercal (domingo).

Ainda para domingo, pelas 17h30, realiza-se um Flashmov de Natal, por Movedance.

E como “o Natal é das crianças”, nos dias 18 e 19 o programa é-lhes particularmente dedicado.

No sábado, haverá “Arte para a infância”, no âmbito do programa em rede Termas do Centro, e o espectáculo “No Conto da Raposa”, por Historioscopio – Teatro de Marionetas. A guitarra clássica de Tiago Bessa, o saxofone de Tiago Taborda e o contrabaixo de Fábio Rocha animarão o dia.

No domingo, pelas 16h00, decorre o espectáculo “Sons do Mundo”, por Catrapum Catrapeia, há Flashmov de Natal, com Movedance, e animação com as guitarras de Miguel Silva e Marco Santos.

Artesanato, gastronomia, show cookings, workshops de comida saudável e sustentabilidade, decoração de mesas de Natal, vídeo mapping integram assim o programa, com as actividades a decorrerem ao sábado entre a 9h00 e as 19h00 e ao domingo entre as 14h00 e as 20h00.

De acordo com a vereadora Teresa Pedrosa, o programa natalício permitiu reunir “um conjunto de actividades que fazem parte de programação cultural em rede já existente, projectos já financiados e que canalizámos para esta quadra”, diminuindo desta forma o investimento na animação da quadra.

“Pretendemos dinamizar a vila e o comércio local, mas sempre respeitando as regras sanitárias existentes e não hesitaremos, caso as coisas se agravem de forma substantiva, em dar um passo atrás em relação ao que temos programado, porque acima de tudo o que conta é a saúde pública”, adverte a autarca Teresa Pedrosa lembra, no entanto, que “já demos exemplos noutras ocasiões em actividades direccionadas à cultura, realizadas no concelho de Soure, de que temos cumprido as regras que nos foram pré-estabelecidas. Temos os planos de contingência definidos para cada actividade e motivaremos sempre as pessoas a cumprirem as regras, mas não deixando de viver”, frisa a vereadora.

A Câmara está ainda a apoiar a Associação Empresarial de Soure na dinamização de algumas acções, como o sorteio de Natal, e tem programado para o dia 8 de Janeiro um concerto de Natal/Ano Novo.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM