21 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Bombeiros Voluntários celebram 131 anos este domingo e distinguem operacionais

20 de Novembro 2021

Os Bombeiros Voluntários de Soure assinalam este domingo (21) o 131.º aniversário da sua fundação, após um ano em que devido à pandemia se viram impossibilitados de o celebrar como até então.

O comandante da corporação assegura que o intuito para este ano é “fazermos o nosso aniversário com o mesmo programa de antes da pandemia, em que convidamos toda a população do concelho de Soure para assinalar a data”.

“Foram 18 meses em que fizemos aquilo que nunca imaginamos que teríamos de fazer, que foi preservar o corpo activo dos bombeiros por causa da covid. Focámo-nos naquilo que era o serviço operacional do transporte de doentes emergentes e não emergentes, incluindo os doentes com risco de estarem positivos ao covid, e é neste dia de aniversário, em que saímos à rua, que temos oportunidade de mostrar o rosto daqueles e daquelas que estiveram cá durante todos estes meses”, salienta ao TERRAS DE SICÓ João Paulo Contente.

Nestes quase dois de pandemia, a corporação viu-se ‘obrigada’ a viver “sob regras muito rigorosas e nós não sabíamos bem o que estava a acontecer ou o que se iria passar. Isso levou-nos a adoptar medidas mais rigorosas, incluindo fechar o quartel, e não efectuar determinados serviços para não colocar em risco a sociedade e até mesmo os bombeiros. Foram decisões difíceis de se tomar”, mas foram essas medidas adoptadas que permitiram que o corpo de bombeiros passasse quase incólume, apesar da dúzia de bombeiros infectados com covid-19, porém “nenhum deles foi em serviço operacional, o que mostra que o que implementámos valeu a pena, que os cuidados que tivemos surtiram efeito”.

O isolamento imposto pelo coronavírus reflectiu-se no suporte financeiro dos Bombeiros Voluntários de Soure que sofreu uma quebra de 60%, porque os transportes de doentes emergentes e não emergentes foram suspensos, traduzindo-se numa “situação financeira delicada em que tivemos de avaliar se seria ou não viável continuar. Felizmente conseguimos manter-nos e nunca tivemos atraso no pagamento dos vencimentos”, congratula-se o comandante.

“Tivemos um grande apoio por parte do município e agradeço ao presidente Mário Jorge Nunes por ter sido uma pessoa presente, por ter percebido que efectivamente enfrentávamos algumas dificuldades para manter os funcionários e por ter tido essa sensibilidade para connosco. O apoio da Câmara Municipal tem sido fundamental. Agora nestes últimos dias tivemos uma reunião com a direcção da Associação para percebermos o ponto da situação e vamos receber mais um apoio extra do município, não só em termos financeiros, mas também em material, o que é extraordinário”, enfatiza João Paulo Contente, acrescentando que “actualmente ainda estamos à procura do caminho. Os serviços já foram retomados a meio do ano, já retomamos o que era antes da pandemia. A nossa parte financeira e que ainda se encontra em recuperação”.

Celebrar e distinguir

Ainda a recuperar dos efeitos de uma pandemia que subsiste, os Bombeiros Voluntários de Soure saem a rua este domingo (21), a partir das 14h30, para comemorar os 131 anos, benzer uma viatura (que já se encontra ao serviço da corporação há cerca de um ano) e distinguir os seus bombeiros.

“A viatura já esta no corpo dos bombeiros há cerca de um ano, mas como não houve possibilidade de fazer a bênção antes, fazemo-lo agora. Trata-se de um veículo de combate a incêndio com capacidade para 30.000 litros de água, que nos foi oferecido, ou seja, não tivemos quaisquer custos na sua aquisição. É um veículo dividido em duas partes: o tractor foi oferecido pela empresa Transportes Central Pombalense e transformado, pintado e caracterizado com apoio do Município de Soure, enquanto a cisterna foi-nos oferecida pela empresa do concelho Omya S.A.”, explicou o comandante.

Durante o programa festivo serão ainda entregues quarenta condecorações, “medalhas de assiduidade que são atribuídas aos bombeiros que se encontram no activo, e que são avaliados de cinco em cinco anos, pelo seu bom desempenho no serviço operacional”, bem como 16 promoções, “progressões na carreira de bombeiro que ao fim de algum tempo naquela categoria pode ser admitido na categoria seguinte”.

“Serão ainda entregues quatro medalhas de grau cobre que distinguem os bombeiros com mais de 30 anos de serviço e quatro passagens ao quadro de honra, quem será entregue a medalha de serviços distintos grau ouro”, adiantou o líder do corpo activo.

Desejos futuros

Quanto ao futuro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Soure, João Paulo Contente adianta que a actual direcção, empossada em Junho último e liderada por Fátima Nunes, pretende “valorizar as pessoas, valorizar os nossos voluntários e os nossos colaboradores, e queremos fazê-lo já no início do próximo ano”, porque o objectivo é que “se sintam bem no quartel e dar-lhes todas as condições para que de facto possam fazer aquilo que é a sua missão”.

No entanto, este não é o único foco para o próximo ano, dado que a substituição de veículos de saúde que “já se encontram muito gastos” é outra prioridade prevista para 2022.

“Queremos substituir duas ambulâncias de socorro e duas de transporte de doentes e, para isso, contamos novamente com o apoio do município. Estas aquisições estão pensadas, e serão feitas, para o bem dos nossos doentes e a pensar no seu conforto, porque queremos que as pessoas se sintam bem connosco”, declarou ainda o comandante.

A formatura geral, pelas 14h30, marca no domingo o arranque das comemorações do 131.º aniversário, que tem a bênção de viatura, as promoções e condecorações e o desfile apeado com fanfara a antecederem a sessão solene marcada para as 17h00.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM