8 de Dezembro de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Câmara adjudica rede de saneamento na Redinha por 2,5 milhões de euros

19 de Novembro 2021

A Câmara Municipal de Pombal adjudicou, na sua reunião realizada esta sexta-feira, 19 de Novembro, a empreitada de construção de redes de saneamento básico na freguesia de Redinha, a norte do concelho, num investimento de 2.503.225,84€ (acrescido de IVA). Os trabalhos estarão a cargo da empresa José Marques Grácio, SA e têm um prazo de execução de 450 dias.

A obra prevê a execução da rede de águas residuais domésticas de drenagem dos efluentes da bacia do Rio Anços (afluente do Rio Mondego), servindo várias localidades da freguesia de Redinha até ao limite com o concelho de Soure.

Com mais de 30kms de colectores, a rede irá abranger as povoações de Pousadas Vedras, Jagardo, Seixeira, Estrada de Anços, Arrancada, Anços, Caruncho, Poios, Barbosa, Alvito (parte), Redinha (parte), Galiana, Montais, Barreiras, Arroteia, Outeiro da Martingança, Carramanha, Rio Torto, Marco do Sul e Arneiro.

Os efluentes domésticos serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almagreira, por meio das infraestruturas a construir pela ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, empresa intermunicipal criada pelos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.

Um projecto que surge numa lógica de optimização dos investimentos públicos e de parceria, no âmbito de um protocolo de cooperação entre os municípios de Soure e Pombal, celebrado em 2017, com vista “ao desenvolvimento de uma solução conjunta que melhor satisfaça os interesses das populações das respectivas áreas territoriais e, ao mesmo tempo, potencie a capacidade e rentabilidade das infraestruturas e equipamentos instalados”.

A empreitada, agora adjudicada pela Câmara de Pombal, permitirá igualmente desactivar a actual ETAR de Redinha, primeiro porque se encontra já em fase de fim de vida útil e também porque não teria capacidade, nem seria desejável, nem mesmo possível, assegurar ali o tratamento adequado de todos os efluentes recolhidos na freguesia.

Os trabalhos contemplam ainda a remodelação e redimensionamento da rede de abastecimento de água e também a substituição de um troço da conduta de Ourão que serve parte de Pombal.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM