29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Presépio animado muda este ano para a Praça da República

20 de Novembro 2021

Com o castelo em obras e com os números da pandemia a subirem, o novo executivo municipal decidiu-se este ano por um formato mais contido e “mais económico” do tradicional Penela Presépio, que antes da covid-19 chegar atraía milhares de visitantes ao concelho na quadra natalícia.

O evento será realizado na Praça da República, em tendas ali a instalar, entre 8 de Dezembro e 9 de Janeiro do próximo ano, adiantou ao TERRAS DE SICÓ o presidente da autarquia, Eduardo Santos.

“O castelo não reúne nesta altura condições para receber o Penela Presépio, a obra está parada, não tem acessibilidades condignas e não tem iluminação exterior”, justifica o autarca.

Recorde-se que a intervenção de requalificação dos arranjos exteriores envolventes ao monumento, num investimento de quase 400.000 euros, arrancou no Verão do ano passado, mas a obra tem marcado passo.

A edilidade avaliou também a expectativa de uma subida do número de casos de covid-19 nas próximas semanas, que desaconselha grandes aglomerados de gente.

Assim, “entendemos que deveríamos fazer o Penela Presépio em moldes diferentes, numa versão mais contida, mais económica e mais simplificada”, revela o presidente da Câmara.

No entanto, o propósito da autarquia passa por realizar o evento para “manter a marca e o conceito, e de alguma forma ajudar também a dinamizar a economia local na época natalícia”.

O presépio animado será adaptado no tamanho e no número de figuras às dimensões do novo espaço e à situação pandémica então existente.

Com recurso à utilização de novas tecnologias e impressões 3D para animar as figuras que contam ‘histórias’ e mostram quadros representativos da época, o presépio tem sido um forte factor de atracção à vila. Mas os tempos impõem alguns cuidados.

“Tendo em conta as circunstâncias, não seria sensato fazer um Penela Presépio com um orçamento como no passado, mas o objectivo é manter a marca e a tradição”, reforça Eduardo Santos.

A autarquia avalia ainda o desenho final do evento e está aberta a sugestões que possam ajudar a compor o cenário natalício naquela que é conhecida como a ‘vila presépio’, admitindo que a Praça da República também possa vir a acolher o “Mercadinho de Natal”, espaço de venda de produtos endógenos e típicos da região. No Parque das Águas Romanas funcionará a área destinada à animação para os mais pequenos.

No Espinhal estará exposto o presépio tradicional, no edifício do mercado. Feito por artesãos locais aquele presépio representa a freguesia e o seu património histórico, natural e paisagístico, destacando-se ali as aldeias, as ribeiras e as casas senhoriais.

Merece ainda referência o emblemático presépio tradicional exposto na Igreja matriz do Espinhal, uma tradição com mais de um século que nem a pandemia trava.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM