8 de Dezembro de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Ministra da Agricultura visitou vila e conversou com vitivinicultores

22 de Novembro 2021

Penela recebeu a visita da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no passado sábado, 20 de Novembro. Recebida por Eduardo Santos, presidente da Câmara Municipal de Penela, e António Mendes Lopes, presidente da Assembleia Municipal, acompanharam a ministra numa visita à exploração de Fernando Trindade Brás e posteriormente ao HIESE, onde decorreu um encontro com produtores da Associação Vitivinicultores – VINISICÓ.

Durante este encontro foi dada a conhecer a sub-região vitivinícola Terras de Sicó e os seus vinhos, sendo que, posteriormente, Gonçalo Moura, enólogo consultor da VINISICÓ, fez uma breve contextualização histórica da região, passando em revista a origem romana e a evolução da sub-região em termos de produtores certificados, de vinhos produzidos e das duas portarias que fazem a história da região.

Por último foi lançado o desafio para a criação da DOC Terras de Sicó (Denominação de Origem Controla), deixando os vinhos de Sicó a Indicação Geográfica Beira Atlântico.

“O caminho para uma futura DOC Terras de Sicó necessita da avaliação de alguns parâmetros como as práticas enológicas, práticas culturais, as castas recomendadas e autorizadas, o tipo de solo, delimitação geográfica da área, métodos de vinificação, teor alcoólico
mínimo natural, as características físico-químicas e as características organoléticas. O objectivo é garantir um controle de qualidade em todo o processo de produção, desde a vinha até o consumidor final. Necessita igualmente de uma concordância da Comissão Vitivinícola da Bairrada, que tutela a região em termos de vinhos certificados, e do IVV”, explica em nota a Associação.

A VINISICÓ acrescentou ainda que “serão iniciados contactos também com o gabinete da senhora ministra da Agricultura que se mostrou aberta a um estudo mais aprofundado em relação a maior afirmação dos vinhos de Sicó. Os autarcas locais manifestam igualmente interesse num caminho de futuro e de excelência para os vinhos de Sicó”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM