16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Exercício de emergência e catástrofe juntou técnicos de vários países

2 de Novembro 2021

Penela acolheu o exercício internacional Sar Day, que juntou mais de uma centena de técnicos vários países, nomeadamente, Portugal, Hungria, Rússia, Grécia, Espanha, Malta, Itália e França.

O evento, na 8.ª edição, organizado em parceria pela EVOLSAR (European Association of Civil Protection Volunteer Teams), SAR Team Portugal (Escola Portuguesa de Salvamento) e Bombeiros Voluntários de Penela, entre 28 de Outubro e 1 de Novembro, procurou explorar diversas áreas de salvamento em cenários de catástrofe, pouco habituais ou especialmente complexos, juntando em coordenação e partilha de experiências diversas equipas especializadas nesta área de salvamento, provenientes de corpos de bombeiros, forças da segurança e organizações não-governamentais.

As actividades de salvamento e resgate em grutas; busca técnica recorrendo a drones específicos e a unidades cinotécnicas; e logística e coordenação de equipas.

Os exercícios que decorreram no Centro Técnico em Emergências de Penela, quartel de Bombeiros e nas grutas do Soprador do Carvalho e Algarinho, procuraram aproximar ao máximo as condições encontradas num cenário real. A iniciativa contou ainda com palestras, workshops para pequenas e especificas técnicas e de momentos de partilha entre as equipas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM