16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

“A Terra Treme” em Soure às 11h05 da próxima sexta-feira

3 de Novembro 2021

Soure será palco esta sexta-feira (5) do exercício a nível distrital inserido na 9.ª edição do evento de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”.

A actividade, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) em todo o país, integra a Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva e tem como objectivo capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de riscos e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício está marcado para as 11h05 na Escola EB 1/2 de Soure e compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A acção desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, individualmente ou colectivamente são convidados a executar os três gestos de autoprotecção: baixar, proteger e aguardar.

Para a tarde, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra programou o exercício operacional “Soure Treme”. Trata-se de um simulacro de uma acção de busca e resgate em estruturas colapsadas, com a intervenção da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro da GNR e dos Bombeiros, e decorre a partir das 14h30 nas instalações da antiga cerâmica Ideal Leiriense, junto à estação ferroviária de Soure.

“A Terra Treme” é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral da Educação e da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Além da população escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros sectores da sociedade civil.

No distrito de Leiria, o Comando Distrital de Operações de Socorro centra as actividades no Bombarral.

Em Ansião, a Câmara informou que também se associa à iniciativa. Através do Serviço Municipal de Protecção Civil, a autarquia lançou um apelo a todos os trabalhadores que exercem funções no edifício dos Paços do Concelho para que participem no exercício, pelas 11h05. Um sinal sonoro será emitido para assinalar o início da acção de simulação.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM