19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Município recebeu última prova Taça da Europa de Escalada

11 de Outubro 2021

A segunda e última prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco de 2021 para os escalões jovens, decorreu em Soure, no passado fim-de-semana. Esta prova, que integra o calendário da International Federatation of Sport Climbing (IFSC) é a única prova internacional de escalada que se realiza na Península Ibérica, sendo o quinto ano consecutivo que se realiza em Portugal, mais concretamente em Soure.

A competição contou com a participação de 199 atletas e 44 técnicos oriundos de 22 países, designadamente Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Alemanha, Grécia, Israel, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Polonia, Portugal, Eslovénia, Suíça, Eslováquia, Suécia e Ucrânia e ainda com a participação um júri internacional alemão, um júri português, dois equipadores polacos, uma italiana, um espanhol e dois portugueses.

É de referir que a última edição desta prova, que se realizou em Soure em 2019, foi uma das maiores competições de sempre de escalada, tendo contado na altura com 252 atletas e 53 técnicos de 22 países, sendo que o vencedor de uma das categorias é o actual campeão olímpico Alberto Ginés Lopez.

Prevê-se que alguns dos atletas que participaram nas provas deste fim-de-semana sejam potenciais candidatos a participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Escalada de Soure e pela Federação Promotora de Montanhismo e Escalada (FPME).

“O Município apoia a organização da prova, não só como uma forma de incremento da modalidade e dos atletas sourenses, mas também com os objectivos de promover o concelho a nível nacional e internacional e dinamizar os sectores da hotelaria, restauração e comércio local, numa altura que tanto necessitam devido à situação pandémica atravessada”, refere a nota da edilidade.

A realização de competições internacionais desta modalidade em Soure pelo quinto ano consecutivo, advém da excelência das instalações e equipamentos e da qualidade com que as edições anteriores decorreram, tendo inclusivamente a prova de 2019 sido considerada uma das melhores já organizadas dedicadas a jovens.

A autarquia tem dedicado especial atenção à prática da modalidade, uma vez que esta mobiliza muitos jovens do concelho. Actualmente são cerca de 120 praticantes, sendo que o Desporto Escolar, integrado nas actividades extracurriculares, envolve muitos alunos.

Neste sentido, o Município investiu na “qualificação do Pavilhão Municipal Encosta do Sol, de forma a incentivar os jovens atletas, fomentar a prática desportiva, receber e organizar actividades de competição e tornar Soure numa referência para a prática de Escalada de Bloco”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM