18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Habitação marca primeiro acto público de Nuno Moita após tomada de posse

18 de Outubro 2021

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, recebeu da Rede Europeia Anti-Pobreza um objecto simbólico de reconhecimento do papel da autarquia na implementação da nova geração de políticas de habitação. A acção, que se realizou hoje nos Paços do Concelho, foi o primeiro acto público de Nuno Moita enquanto presidente da Câmara de Condeixa, reeleito nas Autárquicas de 26 de Setembro e onde tomou posse no passado sábado.

Assinalando o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza vai lançar uma Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação. Neste âmbito, aquela organização não governamental vai proceder à entrega de um objecto simbólico ao presidente da Câmara, um tijolo em miniatura acompanhado de uma mensagem, “valorizando o papel imprescindível que têm actualmente na implementação da nova geração de políticas de habitação, e manifestando a nossa total disponibilidade para colaborar quer na implementação da estratégia local de habitação quer no objectivo comum do combate à pobreza”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Condeixa aprovou, em Março último, a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Condeixa, documento orientador em matéria de habitação social para os próximos cinco anos e onde o Município se propõe investir perto de dois milhões de euros na criação de novas habitações sociais e na melhoria de fogos já existentes.

Através dos apoios do programa governamental “1º Direito”, a Estratégia Local de Habitação de Condeixa estima ainda que os privados possam intervir na melhoria das condições das suas habitações, diagnosticadas em situação de carência, investindo perto de 5,5 milhões de euros, com recurso àquele programa de financiamento.

Outra das medidas mais relevantes é a activação do mercado de arrendamento em Condeixa através do reforço de imóveis no mercado de arrendamento acessível, tendo em vista a fixação e retenção de população residente, através do acesso a financiamento disponível para o efeito. Medidas de apoio ao arrendamento ou comparticipação social ao arrendamento habitacional também serão avaliadas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM