18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Centro Municipal de Compostagem de Resíduos Verdes já está em funcionamento

25 de Outubro 2021

Decorrente da estratégia municipal para a gestão de resíduos urbanos Condeixa dispõe já de Centro Municipal de Compostagem de Resíduos Verdes.

Instalado no Horto Municipal, este novo equipamento tem como principal objectivo tratar os resíduos verdes de jardim, transformando-os num fertilizante natural (composto), através de um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica denominado compostagem. O composto é posteriormente aplicado nos jardins e espaços verdes do município. Desta forma, além de se reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterro diminui-se também a utilização de fertilizantes químicos.

Os resíduos verdes encaminhados para o Centro Municipal de Compostagem são os provenientes das limpezas dos espaços verdes municipais e, de há um mês para cá, também os das manutenções dos jardins privados os quais podem ser directamente entregues no local, até ao limite de 2m 3 por produtor por mês.

O Centro Municipal de Compostagem abre ao público às 2ª e 5ª feiras de manhã, entre as 8h30 e as 12h00. Os resíduos entregues aí deverão ter as dimensões definidas de acordo com a sua tipologia: ramos e ramagens de árvores com o máximo 2 metros de comprimento e 20 cm diâmetro e troncos com comprimento máximo de 50 cm se diâmetro superior a 20 cm.

Em complemento ao Centro Municipal de Compostagem, e alinhado com a estratégia aprovada para a Recolha Selectiva de Biorresíduos, o município de Condeixa tem também disponível um novo Serviço de Recolha Selectiva de Resíduos Verdes, que visa retirar do contentor de lixo comum os biorresíduos de jardim como ramos e ramagens de pequeno e médio porte provenientes de árvores e arbustos, aparas de sebes e relva, e, encaminhá-los para produção de composto.

Este novo serviço de recolha dedicada, realiza-se à 3ª feira pelos serviços da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos e operacionaliza-se a pedido, à semelhança do serviço de recolha de Monos, já existente há vários anos. Assim, pode-se requerer este serviço por telefone (nº verde 800 205 983), por requerimento disponível no site do município ou presencialmente na Câmara Municipal e será posteriormente contactado para agendar o dia, hora e local. Os resíduos devem ser devidamente acondicionados e colocados em local acessível à viatura municipal de recolha, no dia agendado. O serviço de recolha de resíduos verdes é gratuito, para clientes domésticos e para quantidades inferiores a um metro cúbico por mês.

Com o correcto encaminhamento dos resíduos verdes, quer seja através do Serviço de recolha selectiva de resíduos verdes ou da entrega no Centro Municipal de Compostagem, os munícipes podem valorizar e reutilizar os resíduos que produzem nos seus jardins e assim contribuir para a transição para uma economia mais circular.

Estas duas recentes valências do município de Condeixa contaram com a comparticipação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito das operações ‘Recicla’ e `Biorresíduos com Valor`, e pretendem melhorar a capacidade de resposta do município ao desafio imposto pela União Europeia de se iniciar a recolha selectiva de biorresíduos até 2023.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM