16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Autárquicas: João Paulo Guerreiro segura Alvaiázere laranja

3 de Outubro 2021

Alvaiázere mantém-se fiel ao PSD, mas a perda de cerca de meio milhar de votos em relação há quatro anos deixou a liderança da câmara municipal presa por escassos 45 votos.

A vantagem da lista encabeçada por João Paulo Guerreiro foi, no entanto, suficiente para assegurar a maioria absoluta (3 mandatos) no executivo, onde o PS mantém dois vereadores e ao qual o movimento independente ‘Vamos Alvaiázere’ não conseguiu chegar.

“Tendo em conta as movimentações que íamos vendo, sabíamos que ia ser renhido. Estou muito agradecido aos alvaiazerenses por nos terem dado este voto de confiança”, declarou João Guerreiro, que em breve assumirá o lugar de Célia Marques na liderança da autarquia.

A hora é de “arregaçar as mangas e pôr mãos à obra”, no início de um novo ciclo em que “há projectos que iremos continuar, mas também temos ideias novas”, frisa ao TERRAS DE SICÓ o presidente eleito, sublinhando que “os tempos são outros e requerem outras abordagens pelos autarcas locais”.

“O nosso objectivo é criarmos um futuro para Alvaiázere mais atractivo, mais dinâmico e de uma forma mais saudável. Trazer pessoas, fixar pessoas, fomentar a natalidade. É para isso que vamos trabalhar e que constituímos as nossas equipas e o nosso plano”, afirma Guerreiro.

A acção do novo executivo social-democrata assentará em quatro eixos estratégicos, nomeadamente, bem-estar e desenvolvimento humano; transparência e proximidade; competitividade e transição digital; e atractividade e dinamismo.

O futuro edil diz-se “muito animado e motivado para começar a implementar os projectos” que delineou para o concelho.

Já o PS, que repetiu a candidatura de Carlos Simões, manteve dois vereadores, apesar de ter subido a votação em perto de duas centenas de votos em relação há quatro anos.

António Cardo liderou o movimento ‘Vamos Alvaiázere’, que se apresentou a votos pela primeira vez, porém, as quatro centenas de votos foram insuficientes para a eleição.

Assembleia Municipal empatada

Para a Assembleia Municipal (AM), com a inclusão dos presidentes de junta, com lugar assegurado por inerência, regista-se um empate a 10 elementos entre o PSD e a restante oposição, o que deixa antever algumas dificuldades para os social-democratas. Aos sete membros eleitos no passado domingo, o PSD acrescenta os três presidentes de junta (David Carmo, Vítor Joaquim e Eduardo Laranjeira), mas o PS (6) e o movimento ‘Vamos Alvaiázere’ (2) elegeram oito deputados, a que há a somar os autarcas de freguesia de Pelmá (independente Edgar Duarte) e Pussos S. Pedro (socialista Paulo Sá Oliveira), perfazendo assim a oposição idênticos 10 elementos.

A eleição para presidente daquele órgão do cabeça-de-lista social-democrata à AM, Carlos Graça, não deve, no entanto, estar em causa.

Como nota de destaque, refira-se que a afluência às urnas voltou a ser em Alvaiázere bem superior à média nacional, registando-se uma abstenção inferior a 35%, como em 2017.

Duas freguesias escaparam ao domínio laranja

O PSD perdeu a presidência de duas das cinco juntas de freguesia que detinha, interrompendo um ciclo de domínio total que durava há oito anos. O movimento independente ‘Pelmá Mais e Melhor’, liderado por Edgar Duarte, “arrasou” naquela freguesia, enquanto em Pussos S. Pedro, o socialista Paulo Sá Oliveira travou mais uma reeleição da social-democrata Clara Pacheco.

Em Almoster, a aposta no empresário David Carmo correu de feição ao PSD, que manteve a liderança da junta, o mesmo sucedendo com as reeleições de Vítor Joaquim (Alvaiázere) e Eduardo Laranjeira (Maçãs de D. Maria).

Todas as candidaturas vencedoras alcançaram maiorias absolutas nas respectivas assembleias de freguesia.

EXECUTIVO MUNICIPAL 2021-2025

– João Guerreiro (PSD)

– Flávio Craveiro (PSD)

– Ana Faria (PSD)

– Carlos Simões (PS)

– Miguel Carvalho (PS)

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM