22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Autárquicas: António Domingues ganha em Ansião contra o “negacionismo”

2 de Outubro 2021

O PS manteve a liderança da Câmara Municipal de Ansião conquistada há quatro anos aos social-democratas, com António José Domingues a assegurar a reeleição, novamente com maioria absoluta.

“Os ansianenses souberam reconhecer o mérito do trabalho deste mandato, estou-lhes agradecido por isso, e acho que merecemos continuar a governar o concelho mais quatro anos”, afirma ao TERRAS DE SICÓ o presidente reeleito.

António José Domingues acusa a oposição social-democrata de “negacionismo” e “inverdades”, ao longo de “quatro anos a dizer mal de nós, de tudo aquilo que apresentávamos e fazíamos”.

“Houve um trabalho feito pela oposição para nos tirar a Câmara e ganhá-la para voltar a um certo clientelismo do passado, [mas] os ansianenses deram-lhe um cartão vermelho mantendo-a no PS”, frisa o autarca socialista.

O presidente reeleito admite que “em quatro anos não se conseguem colocar no terreno todos os projectos”, ainda para mais “talvez nos quatro anos mais difíceis da democracia em Portugal, onde a pandemia também nos obrigou a fazer outros esforços financeiros de apoio aos tecidos empresarial e social”.

António José Domingues promete “continuar a trabalhar com proximidade em prol das pessoas, com o foco em aproveitar todos os recursos do Plano de Recuperação e Resiliência e do novo quadro comunitário de apoio”. “Temos de continuar a desenvolver projectos, a candidatar projectos, temos de fazer obra, investimento, para que Ansião continue no caminho certo”, preconiza, defendendo a forma socialista de gerir o município, “mais aberta, mais transparente, com mais rigor e verdade”.

O autarca defende a colaboração da oposição na “construção de um concelho cada vez mais desenvolvido”. “Se andarmos novamente nestes quatro anos com as guerras intestinas de maldizer, nas redes sociais, nos jornais, quem fica a perder é Ansião”, avisa.

O PSD que se propunha reconquistar a câmara, com Célia Freire ao leme, ainda ficou 25 votos abaixo da votação de há quatro anos. O Chega é agora a terceira força política do concelho, conseguindo mesmo um eleito para a Assembleia Municipal.

Rui Rocha regressa        

Para a Assembleia Municipal, o acto eleitoral correu melhor ao PSD, que com o ex-presidente da Câmara, Rui Rocha, a encabeçar a lista, foram o partido mais votado, por 31 votos.  Antecipam-se assim, novamente, dificuldades para os socialistas naquele órgão, onde estarão em minoria. O deputado eleito pelo Chega, João Carlos Duarte, e o reeleito presidente da Junta de Freguesia de Avelar, agora em lista independente, Fernando Inácio Medeiros, poderão ter um papel decisivo na correlação de forças.

Com uma abstenção na casa dos 35%, Ansião deu um bom exemplo ao país do cumprimento de um dever cívico: votar.

PSD deixou fugir mais uma freguesia

O PSD continua a manter o maior número de presidências das juntas de freguesia, mas perdeu a de Avelar, depois de Fernando Inácio Medeiros ter optado por concorrer em lista independente. Assegurou a reeleição ao leme do MIASP e deixou os social-democratas com as juntas de Ansião, Chão de Couce e Santiago da Guarda, enquanto Alvorge e Pousaflores se mantêm fiéis aos socialistas.

O ainda vereador Jorge Cancelinha foi a escolha social-democrata para a Junta de Ansião e sucede com êxito a António Cardoso, enquanto Fernando Jorge e David Rodrigues não deixaram os créditos por mãos alheias e repetiram os triunfos em Chão de Couce e Santiago da Guarda, respectivamente.

Carlos Mendes também repetiu o triunfo socialista em Pousaflores, enquanto a aposta em Carlos Anastácio, no Alvorge, foi igualmente coroada de êxito.

EXECUTIVO MUNICIPAL 2021-2025

– António Domingues (PS)

– Paulo Fernandes (PS)

– Cristina Bernardino (PS)

– José Brás (PS)

– Célia Freire (PSD)

– José Lopes (PSD)

– Pedro Lopes (PSD)

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM