18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Vila regressou ao tempo dos Romanos

4 de Outubro 2021

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda convidou a mais uma edição do Forum Romano, no passado fim-de-semana, com o mote “Em Santiago da Guarda, Sê Romano”.

O arranque da programação aconteceu no sábado, dia 2 de Outubro, pelas 14h00, com a sessão de abertura pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Fernandes, tendo-se seguido o Cortejo Romano nas imediações do monumento. A tarde foi preenchida com seminários e oficinas de arte romana.

“Caminha entre cores! À descoberta do mosaico romano”, por Filomena Limão; “Ora anda cá! À descoberta das pedras com letras” e “Põe-te ao fresco! À descoberta da pintura mural romana”, por José d’Encarnação; e “Faz um Queijo! À descoberta dos sabores mais autênticos”, por Alice Pereira, foram os momentos de incursão pelo passado que possibilitaram aos participantes conhecer melhor a história do Complexo Monumental de Santiago da Guarda e as tradições ancestrais, como aquela que confere a autenticidade e a singularidade do Queijo Rabaçal.

A companhia Décadas de Sonho encerrou o programa de sábado, com o espetáculo de fogo “O Bem Contra o Mal”, com cor, música e luz, depois de, durante a tarde, ter apresentado a peça “Os 12 trabalhos de Hércules”, através da sua Escola de Teatro.

O domingo, dia 3 de Outubro, ficou marcado pela oficina de construção de mosaico romano, no período da manhã, e, durante a tarde, por música romana, pelo grupo Cornalusa, e pela peça de teatro “A Comédia da Marmita”, pela companhia de teatro Fatias de Cá, cujo elenco integra o ansianense João Patrício.

“Foi desta forma que, com tesselas, luz, sonoridades e indumentárias, Ansião promoveu mais uma viagem à época dos Romanos”, termina o comunicado do município.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM