20 de Outubro de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Município inaugura Monumento em Homenagem aos Ex-Combatentes

12 de Outubro 2021

Foi inaugurado, junto à Praça do Município, um monumento em homenagem aos Ex-Combatentes do concelho de Ansião no Ultramar, no passado domingo, 10 de Outubro.

A cerimónia mereceu honras militares e religiosas perante mais de duas centenas de Ex-Combatentes, acompanhados por familiares e convidados, tendo contado com a presença do presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, e representantes do Núcleo de Abiúl/ Pombal e do Núcleo de Leiria da Liga.

Esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal e de representantes locais da Liga dos Combatentes, permitiu que “Ansião pudesse prestar homenagem e reconhecer, através deste símbolo, a heroicidade e o patriotismo de quem protagonizou um dos momentos mais marcantes da história do nosso país e do nosso concelho”.

O encontro permitiu ainda partilhar memórias da história colectiva por parte de quem combateu nas ex-colónias portuguesas, e reviver “vivências e sentimentos de sacrifício, abnegação e entrega a uma causa nobre, à defesa de um território que muitos viu cair, impedindo-os de ver concretizados os seus sonhos e projectos de vida, e a outros deixou como marca a dor e o trauma”.

A obra erguida representa a pátria e os territórios onde se debateram os homens que partiram e empunharam armas e esforços no combate pela pátria, perpetuando um momento da história personificada por avós e pais que tem vindo a ser contada a filhos e netos.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM