18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: António José Domingues quer continuar a dar “prioridade às pessoas”

18 de Outubro 2021

“As pessoas são, verdadeiramente, a nossa prioridade”, reafirmou o reeleito presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, ao intervir na sessão de tomada de posse para novo mandato.

O autarca enfatizou que nos últimos quatro anos foram lançadas “as sementes de um novo ciclo e de uma nova visão para o concelho, com um projecto assente em acções e projectos de inclusão e mobilização, em que as pessoas estão no centro da política”, perspectivando agora a continuidade desta “arreigada marca”.

Por entre críticas à postura e ao desempenho da oposição no mandato anterior, António José Domingues assegura que o novo exercício será “assente na pluralidade de opiniões e nas diferenças programáticas apresentadas ao sufrágio das últimas eleições autárquicas, desde que cumpridoras do desígnio maior que é tornarmos realidade o sonho colectivo de construirmos um território, um concelho, mais desenvolvido, mais solidário, mais justo e mais coeso.

“Os tempos que se avizinham, são tempos desafiantes e de oportunidades, mas também eles de provável instabilidade e incerteza, face ao muito que poderá, ainda, moldar as nossas vidas face à forma como todos, sairemos desta pandemia”, afirmou, salientando, no entanto, que não podem ser ignoradas as “oportunidades do Plano de Recuperação e Resiliência e o novo quadro financeiro plurianual”, instrumentos financeiros que poderão ser relevantes “no futuro próximo para todos nós enquanto comunidade”.

O reeleito autarca considera fundamental que “os projectos, os investimentos, públicos e privados, surjam articulados, produzam enraizamentos, desenvolvam fileiras produtivas e sejam qualificantes, constituindo verdadeiras mais-valias para o concelho”, e por isso pretende “discutir com os cidadãos deste concelho estas oportunidades, que queremos traduzir num verdadeiro Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Ansião na próxima década e a que chamamos ‘Ansião 2030’.

António José Domingues promete continuar “o trabalho de proximidade assente na procura das soluções exequíveis e realistas que transformem este concelho num território inclusivo e socialmente equitativo, com uma visão ampla e abrangente para que se construa e afirme como um espaço de referência e com a atractividade e qualidade de vida que a todos orgulhe”.

Enumerando várias áreas de actuação para os próximos quatro anos, o presidente da Câmara de Ansião frisou que “os problemas demográficos são hoje uma realidade incontornável no desenho dos modelos de desenvolvimento e crescimento destes territórios”.

“Nesta medida é imperioso promover um concelho para todos, demograficamente equilibrado e promotor de igualdade de oportunidades. Por isso dimensões como a conectividade, a digitalização, a criatividade e a inovação estarão presentes nas nossas decisões e objectivos”, referiu.

O autarca revelou também a pretensão de “criar novas formas de exercer a gestão política, dando primazia à transparência e cidadania”. “Nesta linha pretendemos criar o Plano Municipal para a Igualdade e Equidade e criar a figura do Provedor do Munícipe”, disse.

O novo executivo municipal é composto pelo presidente António José Domingues e pelos vereadores Paulo Fernandes (PS), Cristina Bernardino (PS), José Brás (PS), Célia Freire (PSD), José Lopes (PSD) e Pedro Lopes (PSD).

O socialista José Miguel Medeiros ganhou a votação para a liderança da Assembleia Municipal, por 14-13, ao social-democrata Rui Rocha.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM