20 de Outubro de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Teatro do Meio estreia nova produção na Granja do Ulmeiro

3 de Setembro 2021

‘Para além de mim’ é a nova produção do Teatro do Meio (TEAM), da Granja do Ulmeiro, que tem estreia marcada para este fim-de-semana na associação daquela localidade do concelho de Soure.

“Num tempo particularmente difícil, mas simultaneamente desafiante, o TEAM foi forçado a abandonar temporariamente a dinâmica colectiva que enquadrava o espectáculo anterior, ‘As Barcas de Mestre Gil’, ao qual pretende retomar logo que possível, procurando novos desafios de criação teatral, mais ajustados ao momento particularmente difícil que vivemos. Esta aposta traduz um teatro que não se divorcia da realidade, antes olha para ela de frente, sem receios, aprisionando-a para memória futura”, refere José Rente, da direcção do grupo de teatro.

Em cena, duplas de personagens que, tal como na vida, mesmo em tempos adversos, não conseguem viver sem o outro.

A aparente ambiguidade narrativa, onde a subjectividade sobre o que é importante ou “o que é para ti importante e a relação temporal com o outro”, conferem ao espectáculo uma singularidade estética fundada na certeza de que “precisamos mais do que nunca do outro”.

Histórias cruzadas com “apelo sublimado à solidariedade, num olhar comprometido com o momento presente, cuja memória importa preservar”.

No novo espectáculo, que sobe ao palco, em estreia, amanhã e depois, O público é recebido como convidado, em número limitado, sendo oferecidos lugares sentados já depois do início do espectáculo.

O TEAM pretende deste modo “integrar o público de forma activa no espectáculo, convidando-o também a uma reflexão final conjunta. O público torna-se também actor, o palco todo o universo, deixando pressentir que palavras e acções, personagens e pessoas, longe de estarem separados, compõem conjuntos de relações humanas indispensáveis. Afinal temos que reagir ao momento menos bom que atravessamos. Não somos só uma pessoa, mas muitas”, realça José Rente.

Esta produção do grupo ulmeirense trabalha a partir “das banalidades do nosso tempo em procura de identidades no sentido múltiplo do termo, permitindo aceder a universos imaginários distintos”.

As sessões de amanhã e domingo têm lugar na Associação da Granja do Ulmeiro, respeitando as regras de segurança sanitária impostas pela Direcção Geral da Saúde.

No fim-de-semana seguinte, “Para além de mim” viaja até ao palco da Banda de Soure.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM