A Câmara Municipal de Condeixa e a Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa (ADEC) assinaram, recentemente, um acordo de colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) para acelerar a transição digital dos serviços da autarquia e das empresas do concelho.
“A autarquia tem que dar o exemplo e ser um parceiro dos agentes geradores de riqueza na implementação de estratégias de sustentabilidade. Foi nesse pressuposto que assinámos este protocolo de colaboração científico-tecnológica que vai permitir que os investigadores e docentes do ISEC possam capacitar quadros municipais para tornar Condeixa num concelho mais inteligente e sustentável e melhorar a produtividade e a eficiência das empresas da ADEC”, justificou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.
De acordo com o protocolado, o ISEC, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa e com a ADEC, irá desenvolver soluções inteligentes e sustentáveis nas áreas da mobilidade, energia, abastecimento de água e gestão de resíduos, contribuindo para a aceleração da transição digital de Condeixa, capacitando os quadros municipais para a implementação de modelos de regeneração urbana.
“Iremos utilizar a vasta experiência que temos na área da sustentabilidade urbana para melhorar a gestão dos serviços municipais, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos e reduzindo a pegada ecológica. Em conjunto, iremos desenvolver projectos holísticos de acções nos sectores de energia, dos transportes e das tecnologias de informação e comunicação, transformando Condeixa num concelho mais inteligente e sustentável”, explicou Mário Velindro, presidente do ISEC.
Recorde-se que o ISEC irá abrir, no próximo ano letivo 2021/2022, o primeiro mestrado em Portugal em “Cidades Sustentáveis e Inteligentes” e que no ano lectivo de 2018/2019 lançou a licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades, também pioneira em Portugal.
A equipa do ISEC irá também identificar as necessidades das empresas sócias da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa em áreas que vão deste a automatização industrial à digitalização de meios de produção.
“Iremos melhorar a produtividade e a eficiência de equipamentos de diversas empresas do concelho de Condeixa e propor-lhes novos processos de automatização, organização e design industrial, bem como de digitalização de meios de produção”, detalhou o presidente do ISEC.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM