16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Trail da Ladeia é chamariz para visitar e conhecer Alvorge

19 de Setembro 2021

Alvorge prepara-se para receber mais uma edição do Trail da Ladeia Frutorra, a 9 e 10 de Outubro. A correr ou a caminhar, a organização espera por centenas de atletas que, alguns a regressar após um ano de interrupção e outros pela primeira vez, voltam a partir à descoberta da zona norte do concelho de Ansião, levando-os a locais onde o património e a natureza se uniram para os surpreender.

“Deste ano podemos esperar um bocadinho daquilo que aconteceu em anos anteriores. Embora este ano não consigamos ter noção se a adesão vai ser igual a anos anteriores por causa da pandemia, até ao momento já contamos com a inscrição de cerca de 400 pessoas e ainda temos a segunda fase de inscrições onde esperamos conseguir outros tantos. Estamos a um mês do evento e a experiência em anos normais, diz-nos que estamos a meio, mas este ano é tudo uma incógnita. Mantemos a esperança, até porque quando olhamos para outras provas que se têm vindo a realizar, quando olhamos para o número de participantes, vemos que não é assim tão diferente dos anos anteriores”, conta Nuno Simões, responsável pela organização do Trail da Ladeia Frutorra, frisando que “o número de atletas não nos é muito importante. Claro que queremos que seja um evento grande e com visibilidade, mas queremos essencialmente que quem venha, sinta vontade de regressar”.

Confiante de que a 6.ª edição desta prova continuará a ser uma prova de excelência e um chamariz para visitarem Alvorge e o concelho de Ansião, Nuno Simões assume que teme pela identidade do trail, pois “este ano com todas as restrições que nos são impostas, a festa a que habituámos os nossos participantes, e até a própria organização, não será possível de se fazer, mas vamos ter animação na mesma e para isso vamos contar com a presença de ‘Chef Duro e Seus Adversários’”.

O evento é organizado pelo Centro Social Cultural e Recreativo de Alvorge, em parceria com a Associação “100 Gás Trail Team” e conta com a colaboração do Município de Ansião, da Junta de Freguesia do Alvorge e outros patrocinadores.

Inscrições até dia 20

O trail, que junta a dureza do terreno com a beleza da paisagem, inicia dia 9 de Outubro com a prova Trail da Ladeia Kids, com quatro distâncias adaptadas aos escalões de idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, deixando para o segundo dia (10) as duas provas de competição, trail longo de 32 km e trail curto de 17 km, ambas integradas nas provas da Taça de Portugal da Associação Trail Running Portugal e no 2.º Campeonato Municipal de Trail do concelho de Ansião, bem como a caminhada de 12 km.

No entanto, foram necessárias algumas revisões e alterações na organização do evento que levaram a alterações nas partidas e na alimentação.

“Vamos fazer partidas por boxes de 20 atletas que sairão de minuto a minuto. O trail longo começará pelas 9h00 e o trail curto partirá às 9h30. Relativamente à questão das refeições, tínhamos um pequeno-almoço que queremos manter, até porque não é muito usual neste tipo de provas e se temos sido diferentes até aqui não vamos deixar de o ser agora. Assim, como a questão do almoço necessitará de ser revista e repensada, de modo que seja possível ser realizada, temos alguns planos alternativos, caso o principal não seja exequível”, explicou ao TERRAS DE SICÓ o elemento da organização.

Quanto ao percurso, os participantes passarão por locais como o forno na Cal, o montado da Ladeia, as bases de moinhos da Serra do Alvorge e do Cruto, os moinhos do Outeiro e os carvalhais da Junqueira, e antes das três subidas mais desafiantes terão oportunidade de apreciar os montes de Trás de Figueiró e da Ateanha e ainda o monte Gerumelo. Na recta final, passarão pelas bases de moinhos da Ribeira de Alcalamouque e pelos casarões de Alvorge, antes de atravessarem esta aldeia para o final da prova.

As inscrições para os mais corajosos, ou para os que querem apenas desfrutar da vista com uma caminhada, continuam abertas até ao próximo dia 20.

RUTE AZEVEDO SANTOS

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM